O consumo de alimentos com probióticos é referência para saúde intestinal e reforço ao sistema imunológico
Poucas vezes imaginamos, mas o corpo humano é hospedeiro de uma quantidade de micróbios 10 vezes maior do que de células que compõem nosso organismo. A comunidade destes micróbios, denominada microbiota, está presente principalmente nas mucosas do trato gastrointestinal, do trato gênito-urinário e na pele.
Ao todo, estima-se que o corpo humano possui aproximadamente 10 trilhões de células, e abriga mais de 100 trilhões de micro-organismos, sendo a maioria bactérias anaeróbias que vivem no intestino. A microbiota intestinal está associada ao sistema imunológico, ao peso corporal e até ao nosso humor, entre tantas outras co-relações. E diversos fatores podem alterar a composição e da nossa microbiota influenciando nossa saúde.
Com tantos fatores que podem interferir negativamente na microbiota, o nosso corpo pode beneficiar-se com o consumo de micro-organismos em alimentos, também referenciados como alimentos com probióticos.
Alimentos com probióticos
Os probióticos são micro-organismos vivos mais regularmente encontrados em alimentos lácteos, como leites fermentados e iogurtes. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, nos últimos anos foram encontradas novas formas de aplicação dos probióticos em diferentes matrizes alimentares, como cereais e sucos.
De forma geral, os probióticos são conhecidos por melhorar o funcionamento da microbiota intestinal, resultando em inúmeros benefícios para a saúde. Sendo os mais utilizados em alimentos pertencentes aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium.
Benefícios do consumo regular de alimentos com probióticos
As principais alegações, ou claims, sobre os benefícios dos alimentos com probióticos estão relacionadas ao equilíbrio da microbiota intestinal e fortalecimento do sistema imunológico.
Neste aspecto, é importante salientar que o consumo regular de probióticos não é apenas preventivo, no sentido de manter a saúde, mas também auxilia em desconfortos intestinais como a constipação, tão frequente em mulheres e idosos.
Probióticos sob o olhar da ciência
Além dos benefícios citados, diversas pesquisas estão sendo conduzidas com resultados promissores em diversas áreas como saúde bucal, aumento de produção de vitamina B12, auxílio no tratamento de doenças psiquiátricas como depressão e melhora de doenças associadas à obesidade como colesterol alto e diabetes.
Com tantos benefícios assim, a indústria alimentar tem se dedicado cada vez mais ao desenvolvimento de novos produtos com probióticos.
Os resultados são animadores, ao ponto que, hoje, produtos probióticos são vistos mais positivamente pelos seguimentos da saúde e nutrição.
A prova maior é que em 2020 o maior prêmio de produtos de nutrição do mundo, o Nutra Ingredients Awards, além de dedicar uma categoria exclusiva aos produtos probióticos, concedendo ao Bio-Kult Migréa – um complexo responsável por auxiliar no sistema digestivo e aprimorar a saúde cognitiva – o título de melhor probiótico do ano; também destacou um dos probióticos como o melhor ingrediente: o Bifidobacterium lactis BPL1 – um suplemento dedicado ao controle de peso. Deste modo, trabalhar com probióticos é ter ao seu lado um importante aliado à inovação, saúde e bem estar.
3 Comentários