A ascensão das dietas à base de plantas está sacudindo a indústria alimentícia global e, na Europa, não é diferente. Neste blog, exploraremos as últimas tendências e desafios relacionados aos produtos lácteos plant-based na região. Descubra como essa revolução está moldando as escolhas dos consumidores e influenciando a indústria de alimentos.
A revolução Plant-based na Europa
Sabemos que a mudança global para dietas plant-based desencadeou uma revolução na indústria de alimentos. Na Europa, as vendas desses aumentaram nos últimos anos, à medida que novos produtos e inovações chegaram ao mercado, permitindo que mais consumidores comprem produtos plant-based, que sejam competitivos com os produtos de origem animal não somente em termos de sabor, mas também em relação ao preço e conveniência. Segundo o GFI-Europe, alimentos plant-based na Europa representam um mercado de 5,8 mil milhões de euros.
Para saber mais de alimentos plant-based, clique AQUI.
Trago dados de uma pesquisa realizada na Europa, pois este é um dos mercados mais maduros em relação ao plant-based e é interessante observar que entre os países pesquisados, as motivações para a adoção de produtos lácteos plant-based variam, por exemplo, a Alemanha tem o mercado mais ativo, o sul da Europa gostaria de mais variedade e os consumidores na Polônia consideram os substitutos dos laticínios demasiado caros, de acordo com um estudo de aceitação realizado pela Universidade de Hohenheim e publicado em junho de 2023.
Motivação dos consumidores para produtos lácteos plant-based
Uma pesquisa abrangente realizada em seis países europeus revelou variações intrigantes nas motivações dos consumidores para adotar produtos lácteos plant-based. Por exemplo, a Alemanha lidera o movimento, enquanto no sul da Europa há demanda por mais variedade e, na Polônia, o preço é um fator crítico. Ademais, a pesquisa da Universidade de Hohenheim analisou hábitos alimentares e padrões de consumo, destacando as diferenças entre Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Polônia e Espanha. Ela revelou grupos de consumidores com uma forte inclinação para produtos plant-based em cada país.
Outro ponto interessante é que os pesquisados – pessoas que tem uma dieta vegetariana ou vegano, ou estão inclinados a consumir produtos plant-based – devem ter a experiência além do bom sabor, compreendendo uma experiência agradável na boca e uma gama variada de produtos.
Os resultados revelaram grupos principais de consumidores específicos de cada país com uma vontade pronunciada de alargar o consumo de produtos lácteos plant-based. Por exemplo, entre indivíduos que já seguem dietas predominantemente baseadas em vegetais na Dinamarca ou na França. No entanto, o preço ou as características do produto, como o sabor ou a variedade, constituíram barreiras específicas ao consumo destes produtos. Além disso, a vontade dos consumidores de obter informações sobre a sua sustentabilidade pareceu fornecer a base para uma tendência geral e profunda para o seu consumo nos seis países europeus estudados.
Desafios a superar no mercado de produtos lácteos plant-based
Apesar do crescente interesse, barreiras como preço, sabor e variedade ainda afetam a adoção desses produtos. No entanto, a sustentabilidade emerge como um motivador-chave para o consumo de produtos lácteos plant-based em toda a Europa.
Este panorama das tendências do consumidor na Europa reflete a importância de compreender as necessidades dos consumidores ao desenvolver produtos plant-based. Além disso, destaca que elementos essenciais, como sabor e textura, permanecem cruciais para o sucesso contínuo dos produtos à base de plantas na indústria alimentícia. À medida que a revolução plant-based continua, o mercado europeu continua a evoluir e moldar o futuro dos alimentos.
REFERÊNCIAS
Hansen R, Gebhardt B, Hess S. Hype or hope? What consumer motives tell us about the prospects for plant and animal-based dairy products in six European countries. Food Quality and Preference. Volume 109, 2023. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2023.104910.
GFI/Europe. Market insights on European plant-based sales 2020-2022. Disponível em: https://gfieurope.org/market-insights-on-european-plant-based-sales-2020-2022