No dia 29 passado comemorou-se o dia mundial da consciência para evitar o desperdício de alimentos. Data que foi criada pela ONU Organização das Nações Unidas para chamar a atenção do universo de que um terço de todo o alimento produzido é perdido.
Esta quantidade, que pode chegar até 1,3 bilhões de toneladas, é suficiente para alimentar e garantir mais saúde para quase 2 bilhões de pessoas, ou seja 25% da população mundial.
O desperdício de alimentos faz parte dos 17 ODS – (ODS) – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável também criados pela ONU em 2015 e que foca na Paz e na Prosperidade. No 2º objetivo – ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável o objetivo é descrito como abaixo:
“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”
De acordo com o site “Observatório do 3º Setor” (Desperdício de alimentos), uma organização dedicada ao 3ºsetor , o Brasil no final de 2.022 tinha 19 milhões de brasileiros com fome e 116 milhões com insegurança alimentar. Mas esta realidade, infelizmente, é global e na Europa 88 milhões de toneladas de alimentos são descartadas anualmente, números que levam a concluir que cada europeu descarta 173 kg de alimentos por ano.
E ainda mais drástico é saber que muitas destas perdas acontecem dentro dos lares em que vivemos.
Se você que saber mais aguarde o lançamento do Relatório NutriConnection de Tendências em Alimentação e Nutrição mais Saudável que acontecerá no mês de outubro.
Evitar desperdícios também é uma forma de contribuir para uma boa saúde!