A importância dos compostos Bioativos nos cuidados com nossa saúde

A importância dos compostos Bioativos nos cuidados com nossa saúde

Com indiscutível maior popularidade e com potencial crescente nos últimos anos este texto traz uma visão geral dos compostos bioativos, sua importância para as nossas vidas e quais os cuidados devemos ter para consumi-los de forma segura e eficaz afim de garantir o benefício para a saúde.

Os compostos bioativos são conhecidos como agentes de ação metabólica ou fisiológica que promovem ações bem definidas dentro do nosso organismo humano. Nem todos os compostos bioativos têm contribuição nutricional específica mas isto não reduz a importância de conhecermos melhor suas funções uma vez que eles podem definir o caminho para atingir uma boa saúde e bem-estar. Embora não sendo essenciais para a vida, eles são encontrados em muitos alimentos em quantidades limitadas.

Esses bioativos são substâncias que podem exercer seus efeitos agindo com diferentes ações no metabolismo tais como antioxidantes, ativando enzimas, bloqueando a atividade de toxinas virais ou antibacterianas, inibindo a absorção de colesterol, diminuindo a agregação plaquetária ou destruindo bactérias gastrointestinais nocivas.  (QUEIROZ, 2012).

Dentre os compostos bioativos já identificados que dão funcionalidade aos alimentos estão os carboidratos não digeríveis (fibras solúvel e insolúvel), antioxidantes (como polifenóis, carotenoides, tocoferóis, tocotrienois, fitoesteróis, isoflavonas, compostos organossulfurados), esteroides vegetais e fitoestrógenos (CHAVES, 2015)

ANVISA – Regulatório.

De acordo com a RDC nº 248  de 26 de julho de 2018 no seu artigo VI – substância bioativa: nutriente ou não nutriente consumido normalmente como componente de um alimento, que possui ação metabólica ou fisiológica específica no organismo humano;

Depois da publicação da RDC nº 248, mais especificamente em outubro de 2020, a ANVISA na posição de Macro tema de Alimentos também publicou um documento específico: Perguntas e Respostas Substâncias Bioativas que foi elaborado pela Gerência de Avaliação de Risco e Eficácia de Alimentos.

Ambos os documentos são fáceis de serem acessados e estão construídos de forma simples, direta e muito objetiva e que contribuem para um melhor entendimento do setor regulado.

Benefícios

Os compostos bioativos apresentam efeitos positivos para a saúde, conferindo benefícios incluindo redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, inflamação e diabetes tipo II

Estudos epidemiológicos e prospectivos comprovam que o consumo de frutas, vegetais e nozes podem reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Nos últimos anos, várias metanálises sugeriram fortemente que, ao adicionar uma porção de frutas e vegetais à dieta diária, o risco de doenças cardiovasculares diminuiria em até 7%.

Para obter os benefícios desejados os compostos bioativos precisam ser consumidos em quantidades adequadas, com recomendada biodisponibilidade  e de fontes comprovadamente seguras. Este é um grande desafio porque nem sempre as dietas são suficientes para atingir estes objetivos. Portanto os alimentos funcionais e os suplementos alimentares acabam sendo a alternativa imediata para casos em que o consumidor possa ter a garantia de que está consumindo de forma adequada e que pode esperar pelos benefícios.

Obtenção

Os bioativos estão presentes no reino animal e não são sintetizados pelo corpo humano o que provoca uma atenção grande nos processos de obtenção.  Normalmente são extraídos através do uso de solventes e aplicação de aquecimento.  Estas metodologias já possuem um histórico de aplicação que já registra muitos anos permitindo que o controle da qualidade final seja feito de forma eficiente para que se tenha a garantia de que outros componentes e resíduos não estejam presentes e portanto evitando riscos para o consumo.

Alimentos Funcionais com bioativos

Um dos maiores motivacionais para o consumo de Alimentos Funcionais é o permanente avanço  científico na identificação de fontes, processo de extração e comprovação de benefícios dos bioativos. Uma vez identificadas estas substâncias, elas poderão ser agregadas a alimentos, bebidas e suplementos que tornam o consumo de forma mais prática e fácil concomitantemente associando aos efeitos nutricionais. Ou seja, os bioativos em alimento funcional são os ingredientes ativos que os diferenciam  de um alimento regular. E quando os estudos científicos são suficientemente comprobatórios a aplicação de bioativos pode permitir o uso de alegações de saúde nos rótulos dos alimentos.

Referência

https://www.eufic.org/en/whats-in-food/category/bioactive-compounds

Barreto, B.A.P.; Moura, C.A.F; Imunidade In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019

PATIL, B. S. et al. Bioactive compounds: historical perspectives, opportunities, and challenges.

Alimentos Funcionais e compostos bioativos: ciência, avaliação e consumo – ILSI Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *