Para começarmos, a alfarroba são sementes da árvore alfarrobeira (Ceratonia sliquaL.) que, como iremos ver, podem ter ótimas propriedades funcionais. Algumas das características da alfarroba é que ela é uma ótima fonte de fibras alimentares, açúcares e diversos compostos bioativos. Além disso, ela tem efeitos benéficos em doenças do sistema cardiovascular e gastrointestinal.
Aliás, se você não sabe ou quer saber um pouco mais de alimentos funcionais, clique AQUI para acessar nosso artigo sobre.
É visto em diversos artigos que os compostos bioativos na alfarroba e seus produtos derivados que eles possuem atividades anti-hiperglicêmicas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Nesse sentido, elas ajudam a controlar muitos problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e distúrbios gastrointestinais.
A alfarroba na indústria de alimentos com propriedades funcionais?
Como visto acima, a alfarroba tem diversos componentes que a fazem ter propriedades funcionais, podendo ser uma ótima opção para as indústrias de alimentos. Mas não para por aí, ela possui um forte aroma que permanece após diversos processamentos, porém nada melhor do que a consumir da forma mais in natura o possível.
Além disso, cada parte da alfarroba possui um diferente valor na composição e propriedades funcionais, em que a polpa e as sementes de alfarroba são usadas separadamente para produzir muitos produtos. Alguns exemplos são: farinha, pó e xarope.
Entretanto, somente os produtos produzidos pela polpa (pó e xarope) podem ser considerados alimentos funcionais. Pois essa parte da planta possui diversos fitoquímicos (como os fenóis e taninos) que são uma importante fonte de nutrientes e compostos benéficos à nossa saúde.
Dessa maneira, segundo outras pesquisas realizadas, a alfarroba pode ser uma ótima alternativa para pães e farinhas sem glúten, pois ao adicioná-la na formulação, foi observado um aumento no teor de proteínas, gorduras e fibras e certa diminuição no teor de carboidratos.
Quais os benefícios para a saúde?
Há diversas pesquisas que relacionam boas respostas fisiológicas à alfarroba e como seus produtos podem ser considerados benéficos para a saúde. Nesse sentido, a alfarroba pode desde prevenir e diminuir os efeitos de certas doenças crônicas
Polpa de alfarroba
Ela está muito relacionada com o controle glicêmico e na atividade antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral. Aliás, elas podem ter benefícios na área cognitiva, muito das vezes relacionada com doenças neurodegenerativas, além de ajudar no controle da obesidade. Os constituintes químicos responsáveis por esses benefícios são a maioria proveniente dos polifenóis.
A fibra insolúvel da alfarroba ajuda no metabolismo de lipoproteínas, portanto, reduz o colesterol total e reduz a quantidade de glicose no sangue.
E por último, o D-pinitol, que é muito importante para a atividade antidiabética, anti câncer e que confere proteção ao fígado.
Casca da semente de alfarroba
Sabe os polifenóis, que também estão presentes na polpa? Então, eles também estão presentes aqui. Porém, eles são acompanhados dos flavonóides e taninos (também substâncias químicas) que conferem atividade antioxidante e anti hipertensiva (pressão alta), além de controlar a obesidade e ter efeito na área cognitiva relacionada à ansiedade e depressão.
Aplicações em alimentos
A indústria de alimentos possui um grande limitante quando vai incorporar produtos naturais com propriedades funcionais devido a facilidade da sua inibição. Entretanto, a alfarroba possui uma grande variedade de opções de aplicações, de forma que ela pode ser utilizada como um ingrediente natural. Alguns exemplos para você ou sua empresa se inspirarem:
Creme de wafer com alfarroba + pó de raiz de chicória
A alfarroba em si já traz diversos benefícios fisiológicos, mas quando você adiciona a raiz de chicória traz ainda mais propriedades funcionais ao seu creme! Efeitos positivos:
- Baixo teor de cafeína
- Alta atividade antioxidante
- Efeito positivo nas propriedades físico-químicas, sensoriais e reológicas.
Snacks à base de arroz com ervilha, feijões e alfarroba
Atualmente, com uma alta demanda de snacks saudáveis, por que não criar um snack funcional com alfarroba? Ele possui:
- Alto teor de compostos fenólicos
- Alta atividade antioxidante
- Atributos de textura aprimorados
Pão com farinha de alfarroba
Uma boa opção sem glúten aos intolerantes! Essa farinha é feita com farinhas de vagens.
- Melhora a textura e as propriedades sensoriais
- Atividade antimicrobiana
- Alto teor de fenólicos totais
- Alta atividade antioxidante
- Alta agregação de glúten
- Melhor qualidade do pão
Pasta de alfarroba
E para acompanhar o nosso pãozinho de alfarroba, também tem a nossa pasta.
- Cor e textura agradáveis
- Excelente fonte de minerais essenciais
- Alto teor de fenólicos totais
Visto essa variedade de opções, é importante alertá-los de que é preciso entender as propriedades físicas e químicas dos produtos de alfarroba para poder usá-los de forma eficiente e com propriedades funcionais.
Referências
BRASSECO MARIA EMILIA, et al. Carob bean (Ceratonia siliqua L.): A new perspective for functional food. Trends in Food Science & Technology. Vol. 114, August 2021, Pages 310-322. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tifs.2021.05.037