Será que Clean Label não é rótulo limpo?

Será que Clean Label não é rótulo limpo?

Em primeiro lugar, o movimento clean label”, rótulos mais simples e descomplicados, evolui e consumidores querem saber mais sobre os produtos que compram. Por exemplo, a origem, como foi fabricado e quais benefícios oferecem, são informações que se juntam na busca de ingredientes e aditivos do produto.

Clean Label no mercado

As pesquisas sobre o conceito no Brasil mostram pouco da realidade. No seu site, o IFT informa que pesquisas da Euromonitor (2020) o mercado categorizado como “clean label” deve ter movimentado algo como USD$ 180 bilhões. No mesmo site, os Estados Unidos segundo o IFIC-International Food Information Council- com sua tradicional pesquisa de percepção do consumidor, a IFIC´s 2021 Food & Health Survey, revelou que 63% dos consumidores adultos se deixam, moderadamente, ser influenciados pelos ingredientes dos produtos que compram.

Porém, a busca de informação no rótulo aumentou ainda mais com a tendência crescente da busca por uma alimentação que melhor atenda às suas necessidades nutricionais. Ademais, consumidor quer saber quais os reais benefícios para a sua saúde nos alimentos considerados funcionais. Recentemente, uma pesquisa realizada pela FIESP, com 3 mil brasileiros, concluiu que 80% tentam buscar uma alimentação mais saudável para o seu dia a dia.

Além disso, o rótulo é um dos principais veículos de comunicação da informação, se não o mais importante, entre o consumidor e o produtor do alimento ou bebida.

Do mesmo modo, as empresas que querem estar mais próximas de seus compradores terão que ir além da reformulação dos rótulos. Em que terão de adotar práticas diferenciadas de aquisição dos seus insumos, aspectos produtivos, embalagem, armazenamento, transporte e o ponto de venda. É uma verdadeira mudança cultural.

Nova legislação da ANVISA

Como resultado, em outubro os alimentos e bebidas terão que se adequar à nova legislação ANVISA de informação nutricional complementar, a RDC nº 429 de 2020 e a RDC nº 727 de 2022.

Caso queira saber mais da rotulagem frontal, clique AQUI.

Além de uma revisão dos rótulos dos alimentos, esta pode ser uma excelente oportunidade para iniciar uma revisão interna e, também, provocar mudanças que melhorem a relação com o consumidor.

Uma boa pausa para reflexão! 

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