Nootrópico, também conhecido por smart drug (droga da inteligência), é um composto que melhora o desempenho mental, incluindo memória, motivação, concentração e atenção. E podem ser divididos em duas classes: nootrópicos sintéticos (desenvolvidos em laboratório) como o piracetam, e nootrópicos naturais, como ginkgo biloba.
Eles ganharam popularidade na sociedade altamente competitiva de hoje e são mais frequentemente usados para aumentar a memória, o foco, a criatividade, a inteligência e a motivação. Além de ser utilizada em para tratar déficits cognitivos em pacientes que sofrem de doença como de Alzheimer, transtorno de déficit de atenção e envelhecimento, entre outros.
Como os nootrópicos atuam?
Os nootrópicos aumentam a função cerebral e, ao mesmo tempo, tornam o cérebro mais saudável. Eles atuam como vasodilatadores de artérias e veias do cérebro, aumentando a circulação sanguínea e, ao mesmo tempo, aumentando o fornecimento de nutrientes, energia e oxigênio para o cérebro.
Apesar do cérebro corresponder a 3% do peso corporal, ele recebe cerca de 15% do suprimento total de sangue e oxigênio do corpo. E o neurônio é uma célula que não pode ser substituída. Dessa forma, os suprimentos energéticos e de oxigênio adequado ao cérebro é essencial para manter os neurônios saudáveis e fazer reparos necessários.
Efeito dos nootrópicos
Estudos mostram que os nootrópicos podem:
- Reduzir a ocorrência de inflamação no cérebro;
- Proteger o cérebro das toxinas;
- Minimizar os efeitos do envelhecimento cerebral;
- Estimular a célula neuronal, aumentando a atividade cerebral e potencializando as habilidades de pensamento e memória.
Exemplo de nootrópicos
A lista de nootrópicos é bem extensa, incluindo aproximadamente 100 compostos que vão desde nootrópicos naturais como cafeína e ginseng, passando pelas vitaminas do complexo B e zinco, até as drogas controladas para doenças específicas, como o Cloridrato de Metilfenidato que é indicado para transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Aqui, aprofundamos um pouco sobre 3 nootrópicos que se destacam entre os suplementos:
Cafeína
É o composto psicoativo mais usada no mundo. O consumo de cafeína aumenta o estado de alerta mental, a concentração, melhora o desempenho atlético e o humor e reduz a fadiga física e mental.
O café geralmente contém mais cafeína do que a maioria das outras bebidas. Mas a cafeína também é encontrada em refrigerantes carbonatados, chás, bebidas energéticas e suplementos.
L-triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial e precursor da serotonina (molécula da felicidade), melatonina e niacina (vitamina B3) em seu corpo.
Pode ser encontrado em aveia, banana, ameixa seca, leite, atum, queijo, pão, frango, amendoim e chocolate. Entretanto, nossos corpos costumam ter problemas para converter este triptofano em serotonina em nosso cérebro. Adicionar L-triptofano à pode ajudá-lo a aumentar os níveis de serotonina. Como suplemento nootrópico, o L-triptofano é usado para tratar ansiedade, TDAH, depressão, insônia, perda de memória, dor e distúrbios alimentares.
Creatina
A creatina é produzida no fígado e atua como combustível para as células, incluindo células cerebrais.
É um suplemento popular para atletas, mas também favorece as funções cognitivas: depois de cruzar a barreira hematoencefálica, a creatina se liga ao fosfato. O fosfato de creatina, por sua vez, alimenta o consumo de energia pelo cérebro.
Portanto, a creatina é boa como combustível muscular e para o desempenho mental. Pois, ajuda a impulsionar a memória, reduzir a fadiga cerebral, melhorar o humor, é antienvelhecimento e neuroprotetor.
Referência: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5021479/