Ultimamente, muitas pessoas têm me perguntado sobre como está a implementação de cardápios funcionais no Foodservice. Pensando assim, eu gostaria de dividir sobre o que tenho visto, experimentado e estudado.
Primeiramente, eu acredito, sim, que os consumidores estão mais conscientes e que precisamos atender essas novas necessidades e desejos. No entanto, a melhor forma de saber será entender com clareza o posicionamento de seu estabelecimento. Portanto, desde o que irá ofertas na composição culinária, passando pelas formas de apresentação, até a precificação.
Somado a essa complexidade, precisamos que alimento funcional não é apenas comer saudável, pois a composição precisa entregar, além de nutrientes, efeitos terapêuticos.
Nesse sentido, trazendo nossa conversa para o Brasil, precisamos segmentar a população. Sabemos que a vertical de valores econômicos e nível de informações dos consumidores são barreiras reais para a evolução dos cardápios funcionais. Contudo, vemos cada vez mais a demanda aumentar em um nicho de mercado que é potencial de desenvolvimento. Assim, o inspiracional pode trazer cada vez mais consumidores.
Ademais, são muitas as vertentes de consumidores mais conscientes, sendo o maior movimento o dos veganos/vegetarianos que podem chegar em 40 Milhões, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Sendo assim, como foco neste nicho já podemos refletir por segmentação de mercado, em qual tipologia de operadores do foodservice esses consumidores estão presentes. Vamos conhecer alguns cases de sucesso:
Hotelaria com práticas de saúde e bem-estar
Destaque nesse segmento para o grupo Accor, que realizou a implementação dos cardápios funcionais no Foodservice de forma saudável. Ao perceber uma mudança importante no comportamento de seus clientes, onde não mais escolhiam o consumo de seus bolos no café da manhã e nem as sobremesas do almoço.
Implementação de shot matinais e uso de grãos forma os destaques da inovação.
Restaurantes saudáveis e funcionais
Restaurante Le Manjue – Gastronomia Orgânica e Funcional, incluindo aromaterapia na gastronomia com uso de óleos essenciais nas criações do Chef Renato Caleffi.
Frutaria São Paulo – Traz a opção de suplementos nutricionais no novo cardápio, apresentando um menu de shakes com whey, além as opções pré e pós-treino.
Franquias com Cardápios funcionais no Foodservice
Rede Boali, com a proposta de transformar hábito e dar acesso à alimentação saudável
Portanto, todos os segmentos acima se movimentaram com cardápios funcionais no Foodservice com base em frutas, verduras e legumes que são categorias que crescem aproximadamente 11% no YTD OUT’23. (Fonte: pesquisa Scantech)
Os suplementos começam a marcar presença, principalmente na categoria de bebidas preparadas, com foco em reposição energética pós-treino e ganho muscular no pré-treino.
Foodservice in Retail
Pão de Açúcar traz cada vez mais inovações para as opções de ceias prontas para consumo, ingredientes como quinoa natalina, maracujá, cranberries secas, aveia, canela, fibras, proteínas vegetais, vitaminas e enzimas digestivas nos ponches sem álcool são algumas ideias sem perder o prazer gastronômico, afinal vida saudável não tem calendário.
Toda essa evolução nos cardápios exponenciou após a pandemia onde mais de 52% dos consumidores buscam incluir alimentação saudável no dia a dia, sendo dados da Euromonitor.
E você, como percebe os cardápios por aí?
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