Entendendo sobre os arquétipos
Primeiramente, para entender sobre os arquétipos alimentares é necessário entender a psicologia. Então, para a psicologia analítica, fundamentada em Carl Jung, em um primeiro momento podemos conceituar os arquétipos como estruturas comuns que são hereditárias e influenciam a maneira como vemos a nós mesmos, ao mundo e aos outros, relacionando com os símbolos, entre a ancestralidade e o presente.
Esse consciente coletivo foi comprovado também no trabalho de Joseph Campbell. Ele é um mitólogo e antropólogo que realizou estudos comparados sobre mitos, religiões e símbolos do mundo. Campbell identificou a jornada do herói como uma sequência comum, intrínseca, arraigada e universal na psiquê humana.
Todos nós vivemos dilemas e precisamos tomar decisões, os arquétipos nos ajudam nisso de forma inconsciente. O inconsciente pessoal é o local onde os acontecimentos são reprimidos ou julgados não importantes. Porém, o inconsciente coletivo é composto por várias estruturas psíquicas comuns a todos e que acabam por influenciar o pensar e a práxis, sendo o inconsciente coletivo o “ local” dos arquétipos. Ele pode ser acessado por meio de imagens, definidas como representações e traduzem nosso comportamento, indo muito além do tempo e do espaço.
Arquétipos alimentares
Nascemos com uma combinação de arquétipos que atravessam fatores como idade, raça, religião, gênero, educação e profissão. Ademais, os arquétipos individuais são frequentemente agrupados em famílias arquetípicas.
É possível identificar os seguintes arquétipos nas tendências de consumos alimentares apresentadas no relatório:
Arquétipo cuidador
Ele busca conveniência e conforto emocional na comida, principalmente para lidar com estresse, pressão social e com situações críticas como foi durante e no pós-Covid. Dessa forma, eles não buscam por alimentos saudáveis e por isso consomem mais fast food. No entanto, oferecer cada vez mais alimentos de conveniência com ingredientes naturais permite para esse consumidor combinar simplicidade, afetividade e saúde.
Arquétipo intelectual
O consumidor vai buscar informações claras e fáceis de entender sobre os benefícios nutricionais do alimento, já que sua prioridade é uma dieta equilibrada. Além disso, ele pagaria mais por esses produtos e tende a mudar para marcas limpas com ingredientes naturais quando disponíveis.
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Existe uma combinação muito comum entre o arquétipo intelectual e o atleta. Nesse sentido, o atleta vê a comida como combustível e quer o melhor combustível que puder encontrar.
Arquétipo advogado
Ele vê a comida como ideologia e filosofia de vida, prioriza consumir vegetais frescos, se importa com consumo sustentável e os impactos do seu desperdício de alimentos, grande parte desse grupo é vegetariano e vegano.
E aí, qual arquétipo que você se encaixa? Conte para nós nos comentários!
REFERÊNCIAS
Psicologia analítica: características e técnicas. Psicanalise Clínica. 2020. Disponível em: https://www.psicanaliseclinica.com/psicologia-analitica/. Acesso em: 22/11/22
O que são os atos inconscientes? Psicanalise Clínica. 2021. Disponível em: https://www.psicanaliseclinica.com/psicologia-analitica/. Acesso em: 22/11/22
Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.