Primeiramente, iremos abordar nesse artigo como o Plant-based tem sido ocorrente no Food Service.
Caso você não saiba o que é Plant-Based e qual a sua importância, clique AQUI para ler um dos nossos artigos!
Este mês de junho temos vivido a retomada presencial das feiras de alimentação em São Paulo, onde podemos perceber claramente nos expositores quais tendências emergentes estão emplacando no Brasil nesses últimos anos.
O que me chamou muita atenção na feira Naturaltech foi a enorme presença de alimentos à base de vegetais abrangendo quase todas as categorias de processados.
Cases em Plant-Based
Com o meu olhar voltado para o food service, selecionei dois cases em plant-based para compartilhar aqui:
100 Foods:
A food tech de São Paulo, cujo propósito é disseminar a alimentação saudável pelo mundo, tem desenvolvido um portfólio de molhos (catchup, mostarda, maioneses saborizadas) e carnes (burgers, nuggets) 100% a base de plantas.
Ademais, a empresa montou uma operação de food truck dentro da feira para comercializar seus produtos em sanduíches de forma a gerar experimentação pelo público.
Se foi intencional ou não, essa ação também mostrou a possibilidade de se desenvolver operações de food service 100% plant-based.
Custom Culinary:
Uma marca da Griffith Laboratories no Brasil que ofereceu degustações de carne vegetal em diferentes formatos (burguer, almôndegas).
Ele é produzido a partir de um mix em pó a base de proteína de ervilha, onde o cozinheiro adiciona somente óleo e água gelada. Depois é só moldar e grelhar.
Além disso, possuí um preparo muito fácil e que atende tanto as necessidades do home cooking como as operações de food service.
Ademais, tratando-se de um produto shelf-stable, o operador evita os custos e cuidados com cadeia de frio.
Além desses benefícios, vejo que o produto entrega versatilidade: é uma excelente base para o restaurante criar receitas com personalidade em sabor e apresentação.