Uma dieta baseada em vegetais ou uma dieta rica em vegetais é uma dieta que consiste na maior parte ou totalmente de alimentos vegetais. Alimentos à base de plantas são alimentos derivados de plantas sem alimentos de origem animal ou ingredientes artificiais

Plant-based: o que é e qual a importância?

O que é Plant-Based?

Originalmente, o termo plant-based diz respeito aos  padrões alimentares baseados em vegetais ou que se concentram principalmente em alimentos de origem vegetal. 

Levando em consideração a dieta plant-based, vemos que seus praticantes não comem apenas frutas e vegetais, mas também nozes, sementes, óleos, grãos inteiros, legumes e feijões. 

Porém, optar por um estilo plant-based de alimentação não significa que você seja vegetariano ou vegano e nunca coma carne ou laticínios. 

Atualmente, em vez disso,  o estilo plant based  mostra que as pessoas estão escolhendo proporcionalmente mais alimentos de fontes vegetais.

Uma dieta plant-based é baseada em vegetais ou uma dieta rica em vegetais é uma dieta que consiste na maior parte ou totalmente de alimentos vegetais. Alimentos à base de plantas são alimentos derivados de plantas sem alimentos de origem animal ou ingredientes artificiais

Por que o interesse por Plant-Based?

Segundo uma pesquisa da Ingredion,o principal motivo da compra de alimentos plant-based é comer de forma mais saudável e cuidar da saúde (52%). 

Além disso, quem opta por alimentos com o viés plant-based quer experimentar novos sabores (30%) e porque são mais nutritivos (26%).

Consumidores querem produtos Plant-Based

Segundo um estudo denominado O consumidor brasileiro e o mercado plant-based, realizado pelo Ibope e coordenado pelo The Good Food Institute (GFI), mostra as tendências do setor:

  • metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne em 2020; 
  • quase metade das substituições (47%) ainda é feita exclusivamente por legumes, verduras e grãos; 
  • 39% dos respondentes já consomem alternativas vegetais em substituição às animais pelo menos três vezes por semana.

Plant-Based na indústria 

Nos últimos a indústria alimentícia tem voltado seu olhar para as oportunidades dos produtos plant-based.

Fica claro que a ideia original de dieta plant-based pautada apenas pelo consumo de alimentos naturais expandiu seu foco, ganhando mais mercado por opções que passam pela indústria.

Dessa forma, todas as matérias primas são vegetais, porém para cair no gosto de uma gama de consumidores, eles acabam se tornando análogos àqueles produtos de origem animal, mas que na verdade são fielmente plant-based

Nesse sentido, as duas maiores sub categorias de alternativas plant-based são para lacticínios e carne e continuarão a dominar as vendas no segmento.

Plant- Based e análogos a carne

O crescimento de produtos derivados de carne alternativa à base de vegetais se origina principalmente dos consumidores que querem trocar proteínas da carne por algo considerado mais saudável.

Dessa maneira, entendemos como o mercado global de carne alternativa baseada em vegetais pode crescer para US $ 28 bilhões em 2025, com base na análise da Bloomberg Intelligence. 

Plant based e Laticínios

O mercado de leite e laticínios plant-based cresce todo ano. Sua motivação vai de encontro às necessidades dos consumidores que têm intolerância e até mesmo alergia ao alimento.

Dessa forma, o mercado brasileiro já está se ajustando, inspirado por grandes marcas que estão investindo pesado em produtos vegetais.

Além disso, a indústria de laticínios também já está se movimentando. Hoje é possível encontrar no mercado bebidas, iogurtes e queijos produzidos com matéria-prima vegetal. 

A empresa Cajueiro aposta na simplicidade de ingredientes para trazer um produto plant-based saudável e que está nas graças dos consumidores. 

Ainda por cima, a marca que produz leites vegetais utiliza apenas castanha de caju e água para elaborar seus produtos.

Este e muitos outros produtos inovadores estão dentro do relatório de tendências da NutriConnection, adquira já o seu.

Sustentabilidade e Plant-Based

As dietas plant-based têm o potencial de nutrir a saúde humana e apoiar a sustentabilidade ambiental.

Isso porque as opções de alimentos vegetais podem ir de acordo com as recomendações do relatório EAT- LANCET, renomada revista científica que elaborou medidas para melhorar o sistema alimentar

Nesse sentido, em comparação com as dietas atuais, a adoção global das novas práticas plant-based exigirá que o consumo global de alimentos como carne vermelha e açúcar diminua em mais de 50%.

Por outro lado, enquanto o consumo de nozes, frutas, vegetais e legumes deve aumentar o dobro para ajustar os problemas ambientais atuais pelo sistema alimentar de uso de água da pecuária, emissões de gases e uso do solo.

Benefícios da dieta Plant-Based

  • Uma dieta baseada em vegetais pode reduzir sua pressão arterial
  • Pode manter seu coração saudável
  • Os alimentos plant based podem pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2
  • Uma dieta baseada nestes alimentos pode ajudá-lo a perder peso
  • Uma dieta baseada em vegetais pode diminuir o risco de câncer
  • Essas opções pode melhorar o colesterol
  • Comer uma dieta baseada em vegetais pode minimizar o risco de derrame

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5293796/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5380896/

https://www.diabetes.org/healthy-living/recipes-nutrition/eating-well/fats

https://www.pcrm.org/health-topics/high-blood-pressure

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *