Produtos veganos: saudabilidade e sustentabilidade

Produtos veganos: saudabilidade e sustentabilidade

Hoje venho falar sobre o crescimento dos produtos veganos e vegetarianos. Além disso, também abordarei como eles trazem aspectos de saudabilidade e sustentabilidade a todos os tipos de consumidores.

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Primeiramente, não existem dados oficiais sobre a quantidade de veganos no Brasil. Em março de 2020, foi realizada uma pesquisa pela Ingredion + Consultoria Opinaia que aponta que 90% dos brasileiros buscam uma alimentação mais saudável e nutritiva nos produtos vegetais. Dessa forma, essa informação reforça os achados de outra pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em 2018. Apesar de apenas 14% da população se declarar vegetariana, indicou grande potencial para produtos veganos que tivesse indicação em sua embalagem, pois 55% dos brasileiros consumiriam mais desses produtos (SVB).

Os flexitarianos (grupo que não é vegano e nem vegetariano, mas que tenta ter um consumo de carne menor, aumentando a proteína vegetal e evitando cosméticos testados em animais) puxam o consumo de produtos vegetarianos/veganos. De acordo com Euromonitor cerca de 42% do consumo de produtos à base de plantas é proveniente dos flexitarianos.

Na Alemanha, um estudo realizado com consumidores constatou que esses atribuem mais importância à saúde e naturalidade ao fazer compras de alimentos e bebidas. Além disso, também tendem a comer pratos à base de plantas com mais frequência. Os dados sobre a prevalência de dietas flexitarianas na Alemanha variam muito devido à falta de uma definição geralmente aceita do termo “flexitariano”. Nesse sentido, há estimativas que variam de 12% a 55% da população.

Selos de certificação veganos e vegetarianos

Como não existem legislações com critérios ou padrões para produtos veganos ou vegetarianos, apareceu a oportunidade para o surgimento de selos de certificação, tanto regionais como locais.

Por exemplo, a União Vegetariana Europeia (EVU) é a criadora da V-Label, colocando juntas inúmeras organizações europeias que têm trabalho ativo no campo do veganismo e vegetarianismo. Ademais, eles também tem como objetivo promover a colaboração entre as mesmas.

Para EVU a definição dos termos “vegano” e “vegetariano”, que a V-Label usa como base, cumpre a recomendação especificada durante a 12ª Conferência da Proteção ao Consumidor realizada em 22 de abril de 2016.

Vegetariano – Alimentos e outros produtos que não contêm animais ou partes de animais são considerados vegetarianos. Isso leva em consideração todas as etapas de produção e processamento. Os alimentos e outros produtos criados com a ajuda de animais vivos e produtos derivados de animais são considerados vegetarianos.

Vegano – Alimentos e outros produtos que não contêm animais ou partes de animais são considerados veganos. Para ser vegano, um género alimentício ou outro produto não deve ser produzido com a ajuda de animais vivos ou produtos derivados de animais. Isso leva em consideração todas as etapas de produção e processamento.

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Sociedade Vegetariana Brasileira

No Brasil, a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) desde 2013 tem o programa de certificação “Certificado Produto Vegano SVB” que concede a certificação para várias categorias, incluindo alimentos e bebidas.

Existe também o padrão criado pela ISO 3662:2021, com as definições e critérios técnicos para alimentos e ingredientes adequados para vegetarianos e veganos e para rotulagem e claims.

De onde veio a inspiração para esse artigo?

Ontem bebi um vinho e comecei a ler o rótulo, mania de quem trabalha com alimentos e bebidas e curiosamente para mim, este apresenta o selo da EVU.

Eu não sou vegetariana ou vegana, assim como a pessoa que o ofereceu também não é, quando perguntei o motivo de tê-lo comprado – o sabor (muito bom, por sinal) foi a razão da compra. Ou seja, o selo não liderou a compra, mas certamente trouxe credibilidade ao produto. Além de fazer atingir a todos os mercados, desde o vegano, os flexitarianos e os consumidores que estão focados no sabor.

Referências:

https://www.iso.org/standard/76574.html

– Kilian, D.; Hamm, U. Perceptions of Vegan Food among Organic Food Consumers Following

Different Diets. Sustainability 2021, 13, 9794. https://doi.org/10.3390/su13179794

– União Vegetariana Europeia. Disponível em: https://www.v-label.eu/pt-pt/perguntas-frequentes

– SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira – Disponível em: https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/mercado-vegetariano e https://svb.org.br/selovegano/

– SEBRAE Inteligência Setorial. Mercado vegano cresce no brasil com ajuda de “flexitarianos”, mostra pesquisa.02/06/2022. Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto/mercado-vegano-cresce-no-brasil-com-ajuda-de-flexitarianos-mostra-pesquisa/6298eebe151371190009bbcc

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