Sustentabilidade ligada ao ponto de venda

Sustentabilidade ligada ao ponto de venda

Antes de tudo, você sabia que muitas vezes o maior impacto que um alimento pode causar no meio ambiente está conectado não à sua produção, mas aos seu transporte até o PDV (ponto de venda)? Assim, iremos falar como a sustentabilidade poderá ajudar a diminuir esse impacto até o ponto de venda.

De antemão, nosso enviado especial compartilhou uma ação do Carrefour na cidade de Doha/Qatar, que é um grande exemplo disso. A rede Carrefour, em parceria com a Agrico Agricultural Development, trouxe o conceito de fazendas verticais e cultura aquapônica (“aquaponic farming”) para sua loja no centro da cidade. Nesse sentido, a aquaponia é uma forma de agricultura que combina a criação de peixes em tanques com a cultura de plantas sem solo.

Agricultura sustentável

Sobretudo o conceito de agricultura sustentável tem três pilares:

  1. Minimizar os danos ao meio ambiente, buscando ser menos prejudicial ao meio ambiente em relação ao seu uso, manutenção e descarte em comparação a outros métodos;
  2. Lucratividade econômica;
  3. Equidade social.

Dá pra imaginar a dificuldade em manter esses três pontos equilibrados, principalmente porque existem etapas após a colheita que podem neutralizar todos os cuidados ambientais tomados usando as técnicas de agricultura sustentável.

Caso você queira entender mais da Nutrição Sustentável, clique AQUI.

Neste caso, o Carrefour alinhou sua estratégia de sustentabilidade e compromisso com a proteção do meio ambiente com a Agri-tech local – Agrico – focada em agricultura sustentável. Ao passo que, eles esperam ter produção ao longo do ano todo, consumindo 90% menos água, 90% menos solo e sem o uso de pesticidas ou produtos químicos. Além disso, a Agrico tem know-how para a produção de tomate, pepino, alface e outras verduras, abobrinha, pimentão, cebolinha, feijão, berinjela, pimentão e morango.

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Aqui certamente o impacto de CO2 produzido pela cadeia logística foi bastante diminuído, outro ponto importante a ser considerado no ciclo de vida do produto. Dessa forma, com a sustentabilidade dentro da empresa, foi possível diminuir o impacto até o ponto de venda.

Como você vê essa ação no Brasil? Seria factível? E o impacto no valor nutricional dos alimentos produzidos? Acredito serem boas questões na avaliação dessa matéria. Mande-me seus comentários que pensaremos juntos.

Referências:

– Fotos: Ary Bucione.

https://www.verticalfarmdaily.com/article/9414924/qatar-agrico-s-aquaponics-farm-opened-at-carrefour/

https://thepeninsulaqatar.com/article/31/03/2022/carrefour-qatar-launches-its-first-aquaponic-farm

https://dohafamily.com/locally-grown-farming-in-qatar/

https://www.youtube.com/watch?v=OzYAzO1Q0ok – Only at Carrefour: Hydroponic Farm

Martin K., Sauerborn J. (2006) Agrarökologie, Ulmer, Stuttgart, Germany, UTB 2793, 297 p.

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