Saiba mais sobre o relatório de Tendências NC

Relatório de Tendências NC 2023: tudo o que você precisa saber

Inovação e novidades no mercado de alimentação são pontos importantes para direcionar as marcas do mercado, assim como estes itens dimensionam um olhar meticuloso diante das expectativas e demandas do consumidor. O Relatório de tendências é sinônimo disso.

Então, durante 3 anos consecutivos a NutriConnection coloca um esforço imprescindível para trazer ao mercado um documento completo que traz o futuro ao presente.

Entenda melhor neste texto tudo o que você precisa saber sobre Relatório de Tendências !

O que é o Relatório de Tendências NC?

Uma pergunta muito comum que fazemos no dia dia é o que esperar do futuro?

Quando o tema é alimentação saudável, apesar de muitas coisas serem faladas, o cenário ideal é que exista algum lugar que consiga juntar todas informações e crie uma lógica por detrás de todos os insights.

É pensando nisso que desde 2021 a NC desenvolve o Relatório de Tendências, um documento escrito em um estilo interessante e envolvente – ao contrário de muitas publicações do setor – por pessoas com experiência no setor e conhecimento científico, este é o único relatório que informa o quê, o porquê e – o mais importante – como, usando exemplos do mundo real.

Qual a proposta do Relatório?

Em essência, o Relatório NC Tendências 2023 tem como premissas os seguintes objetivos:

  • Descrição dos cenários que envolvem a indústria de alimentos & bebidas;
  • Trazer um olhar sobre as grandes tendências da alimentação saudável e o novo consumidor;
  • Tangibilizar as tendências com exemplos e cases multimercados, aplicáveis a diferentes categorias;
  • Opinar sobre cada uma das tendências e traçar as principais perspectivas para os próximos anos. 

Como está estruturado o Relatório de Tendências NC?

Depois de refletir qual seria o melhor processo, decidiu-se inverter o famoso statement da fazenda ao garfo, considerando o consumidor no centro de tudo, partindo do seu garfo para chegar ao desenvolvimento de novos produtos. 

A fim de que a figura do consumidor como ponto focal, criou-se um esquema gradativo da composição: iniciando com a indústria de alimentos & suplementos inseridos no mundo corporativo e servindo a sociedade, considerando que quem compõe este último grupo é o consumidor.  

Portanto, trabalhamos com este tripé – Indústria, Mundo Corporativo e Sociedade – na identificação das tendências com as maiores possibilidades de influenciar o mercado em 2023. 

Seção 1 do relatório de Tendências : Indústria de alimentos​​

A indústria de alimentos está em constante evolução e modernização para atender às necessidades dos consumidores. 

Contudo, é importante para as empresas de alimentos modernizarem seus produtos para se manterem relevantes no mercado e para oferecer produtos mais saudáveis e nutritivos aos consumidores. 

Certamente, isso significa a utilização de ingredientes mais naturais e saudáveis, assim como novas tecnologias de processamento de alimentos para garantir que os alimentos estejam frescos e seguros.

Veja a seguir os principais tópicos que você encontra em indústria de alimentos

  • Suplementos
  • Alimentos Funcionais
  • Proteínas
  • Bióticos
  • Food Service
  • Regulatório

Veja aqui alguns produtos e lançamentos destaques desta seção:

Na parte de Suplementos, vejam só, um grande destaque é a ​​a empresa australiana, Activated Nurients, criou o suplemento “Grow Up” para crianças.

Ademais, ele é feito somente com ingredientes orgânicos, que fornecem vitaminas, fitonutrientes e antioxidantes derivados de plantas, com fibras prebióticas e probióticos.

Além disso, no nosso repertório de Alimentos Funcionais, vejam que até mesmo um sorvete pode ter o viés de funcionalidade.

Com uma inovação bem interessante, a proposta da proposta da Nightfood é trazer uma sobremesa que ajudaria a dormir melhoré trazer uma sobremesa que ajudaria a dormir melhor.

Todo ano a seção de Proteínas conta com bastante inovação.

Analogamente, esse ano não foi diferente e o exemplo que temos aqui dentro de proteínas são as bebidas proteicas gaseificadas (como um refrigerante).

Aliás, no Brasil, temos um exemplo da empresa Pronutrition, na qual realizaram a bebida com maior proteína/ml do mercado. Ela é uma bebida fácil de ser ingerida, saudável e saborosa

Bióticos em alta

Quando o assunto é conhecer a respeito do Universo de Bióticos a NutriConnection é referência.

Nesta seção, trazemos a tona a Lil’ Goodness, empresa indiana, que lançou seu Prebiotic Break Shake.

Vem pronto para servir, nutritivo, com proteínas naturais do leite, aveia e fibras prebióticas naturais.

Portanto, o conceito é garantir um início de dia saudável. O Prebiotic Break Shake disponibiliza doses regulares de nutrientes essenciais para aumentar a imunidade.

Tecnologia na hora de comer fora de casa

A seção de Food Service trouxe um exemplo moderno de restaurantes 100% robotizados parece algo ainda mais longe, porém foi inaugurado o primeiro fast food robotizado no mundo, o Bionicook.

Além do mais, ele fica nada mais, nada menos, no Brasil, no aeroporto de Guarulhos e possui 18 opções de lanches e 15 tipos de bebidas.

Regulatório também fez parte das tendências de 2023.

Por fim, nesta seção. comentamos um pouco da rotulagem frontal, assunto pauta dos próximos anos regulatórios.

Uma vez que essa é a principal alteração na rotulagem e tem por objetivo informar ao consumidor os alimentos que contém ingredientes críticos que em excesso podem prejudicar a saúde.

Nova rotulagem frontal

Seção 2 do relatório de Tendências:Mundo Corporativo

Todos os dias, em todos os lugares, mais e mais empresas estão recorrendo a práticas mais sustentáveis para melhorar os aspectos gerais da sociedade, assim como melhorar o próprio negócio.

Sobretudo, a nossa seção Mundo Corporativo mostra que, mais uma vez, a capacidade de inovar é uma das exigências do mercado para manter a competitividade dos negócios. 

Novamente, passamos por um ano desafiador, isso trouxe a necessidade de que os processos da indústria, da corporação e até mesmo da sociedade reforçassem a digitalização para o mercado de alimentos,

Assim como surgem milhares de novas empresas com propostas inovadoras.

Conheça alguns exemplos presentes no nosso relatório

Os Hubs são polos de inovações e estão presentes no nosso relatório de 2023.

Veja o exemplo do Foodtech Hub Latam, que ajuda as empresas a identificar fontes relevantes de conhecimento, apoio, parcerias e conectar os atores da comunidade de sistema alimentares.

O FoodTech HUB Latam tem uma visão panorâmica dos desenvolvimentos da indústria de alimentos, graças a experiência de seus líderes na cadeia de alimentos e na montagem de comunidades de inovação.

O programa tem a ambição de formar um amálgama unindo todos os atores do sistema, visando atender os consumidores.

Inovação com a ciência

Além disso, o outro ponto que chama atenção e também está no nosso relatório, é como a comunidade científica trabalha para inovar quando o tema é alimentação.

Dessa forma, nesta esfera científica, as Trends de 2023 trazem uma ampliação da carne cultivada em laboratório.

Segundo a Good Food Institute, são mais de 70 empresas e startups no mundo todo com foco nessa área de pesquisa e desenvolvimento.

Nesse sentido, a Aleph Farms é uma dessas startups focadas neste objetivo, localizada em Israel e criada pela empresa de alimentos Strauss Group.

Esse ano a BRF investiu US$2,5 milhões nela, para produzir carne cultivada a partir de células bovinas não geneticamente modificadas em 2024.

Seção 3 do relatório de Tendências:Pós Long Covid

Segundo a OMS, a condição “pós-COVID-19” pode ser definida como uma “doença” que ocorre em pessoas que já foram infectadas.

Nesse sentido, é fácil visualizá-la geralmente após 3 meses do início do COVID, o paciente ainda possui sintomas e efeitos que duram pelo menos dois meses.

Os efeitos podem ser de médio a longo prazo, como fadiga, disfunção cognitiva, queda de cabelo, dores musculares, depressão ou ansiedade, entre outros que ainda estão sendo estudados.

Nesse sentido, as empresas de alimentos e ingredientes já começam a se movimentar para criar produtos que consigam remediar esses efeitos da doença.

Por exemplo, uma das soluções percebidas é tratar as possíveis disfunções cognitivas

Esse problema faz referência a tudo o que está relacionado com a saúde cerebral, como problemas de confusão, esquecimento ou falta de foco mental e clareza.

Alternativa com Nootrópicos

Atualmente, há muitos estudos com os nootrópicos (conhecidos como smart drugs por atuarem no cérebro), na qual mostram que são capazes de aumentar o foco e melhorar a memória do indivíduo.

Ademais, eles também estão relacionados com a melhora de quadros de depressão e ansiedade, sendo mais naturais que muitos remédios.

A Pronutrition desenvolveu o produto “Head Shot”, sabor Iced cola.

Ele possui cafeína, fosfatidilserina e colina como seus principais ativos.

Além disso, é válido ressaltar que o produto é para rotinas intensas, oferece mais foco, performance mental e produtividade em um hydrogel, que é fácil de ser consumido durante o dia a dia.

Bônus dessa edição do relatório de Tendências 2023

O metaverso já é uma realidade para as marcas!

Não acredita?

A NutriConnection encontrou uma relação emergente desse novo conceito no universo da alimentação.

Com certeza no último ano, milhares de notícias sobre novidades do conceito do metaverso multiplicaram o interesse sobre o tema. E com o universo da alimentação também não seria diferente.

Por isso trouxemos muitos exemplos de projetos e ações das marcas de alimentos e do universo da alimentação que já englobam os conceitos do Metaverso.

Exemplo de uma gigante de bebidas

A Coca-Cola, por exemplo, subverteu a ideia de que montar uma loja no metaverso pode ser complicado, especialmente para marcas que estabeleceram sua presença em bens de consumo.

A empresa de bebidas lançou uma coleção NFT com a plataforma OpenSea.

Nesse sentido, ao celebrar a amizade, a ação criou uma caixa de Itens denominada Amizade da Coca-Cola que contém ativos da marca que podem ser usados ​​em todo o universo para os avatares se exibirem.

Quem se beneficiará com a leitura do Relatório de Tendências NC 2023

  • Marcas, grandes ou pequenas, procurando uma direção estratégica ou querendo refinar sua estratégia
  • Fornecedores de ingredientes tentando entender as oportunidades para seus produtos e como ajudar seus clientes a ter sucesso
  • Pesquisadores tentando descobrir como comercializar a ciência da nutrição
  • Startups (ou qualquer pessoa que esteja pensando em uma start-up)
  • Investidores que procuram colocar seu dinheiro com sabedoria

Tem muito mais coisa interessante e importante para você conhecer no relatório! Ficou interessado? Saiba mais sobre o relatório aqui

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