Primeiramente, vimos que os suplementos em uma alta busca por imunidade e preservação da cognição. Além do papel do setor farmacêutico na indústria e no mercado de suplementos, que vem reforçando tal demanda.
Se você não sabe o que são suplementos, acesse nosso artigo completo AQUI.
Suplementos e Imunidade
A maior crise sanitária já vista no mundo, o COVID-19, reforça o interesse dos consumidores por mais imunidade. Esta mesma crise também provoca alterações comportamentais como resultado imediato de vários fatores que direta ou indiretamente estão relacionados com a cognitividade e suas expressões.
O consumo de suplementos, já tradicionais nas práticas esportivas, ganha maior interesse por consumidores que buscam a preservação da saúde. Este é um momento ímpar e o que se pergunta é se irá continuar nesta tendência mesmo depois do controle da pandemia.
Recente pesquisa feita pela Innova, revela que na América Latina 56% dos consumidores de suplementos passaram a buscar o “claim” de sistema imune.
Assim como nossas vidas biológicas, o nosso sistema imune nunca para de atuar.
Funciona como um guardião permanente que está sempre em alerta para combater invasores. Isto é o que nos mantém com boa saúde e preserva o nosso bem-estar.
Mas se por qualquer alteração externa ou interna será necessário conferir ao sistema imune recursos especiais, os armamentos, para ele poder lutar mais reforçado. Os invasores pode ser: stress, mal nutrição ou outros fatores que tentam afrontar a imunidade.
Os suplementos para a imunidade são fundamentais para, por exemplo, suprir vitaminas e minerais, que fortalecem o sistema imune.
As menções mais clássicas de micronutrientes usados nas formulações de suplementos são as vitaminas do tipo A, C, D e E, o mineral Zinco. Todos eles são cientificamente comprovados como reforços para o sistema imune.
Suplementos e Cognitivo
Um outro aspecto que não pode deixar de ser considerado é a cognitividade.
Com nosso “dia a dia” sofrendo mais stress, passamos a dormir menos e com menor qualidade de sono. Além de prejudicar o bom funcionamento do sistema imune, afeta diretamente a cognição. Portanto, também é buscado suplementos que visam a imunidade e a cognição.
Tudo acaba resultando num ciclo vicioso. Onde pandemia que vivemos provoca o aumento do stress, que por sua vez afeta o nosso sono e que virtualmente interfere na nossa capacidade de manter o sistema cognitivo funcionando em condições normais. Então, ciclo se repete com mais stress e assim por diante.
Tudo isto faz parte dos nossos desafios e dentro deste cenário, há uma expectativa do futuro dos suplementos.
Entretanto, é valido destacar uma corrente que tem se mostrado como bases sólidas: os consumidores buscam alternativas de complementos que não podem ser conseguidos com as dietas.
Ficou bom