O marketing é uma área em constante mudanças e pode ser que a sua empresa ainda não consegue alcançar o sucesso que esperava no marketing. Se você está nessa situação, talvez vale a pena parar para refletir sobre o que é necessário para manter relacionamentos duradouros com os clientes.
Uma lição muito importante pode ser aprendida observando as suas reuniões em família. As famílias são, afinal, relações sociais que exigem compromisso, confiança, respeito e colaboração.
Uma família reúne-se para jantar por uma razão muito simples: eles querem passar tempo juntos. Este ato simples diz muito sobre as relações sociais e como criar laços profundos. Durante o jantar, a família compartilha histórias, brincadeiras, conselhos e valores. Estes são os princípios básicos de um bom relacionamento: compromisso, confiança, respeito e colaboração.
Então, você precisa pensar: você está fazendo marketing para quem?
Para saber mais de marketing e especificamente na área da alimentação, acesse AQUI os nossos artigos.
Pessoas compram de pessoas
Você provavelmente já ouviu falar da frase “pessoas compram de pessoas”. Isso ocorre independentemente de você estar vendendo para um indivíduo ou empresa, sempre há uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas tomando a decisão de comprar seu serviço ou produto.
Pense na última vez que você comprou um lanche sem antes consultar a opinião de outra pessoa? Seja por indicação pessoal de um amigo ou familiar, seja por meio de avaliações online e comentários nas redes sociais, você confia em pessoas, é por isso que coletar avaliações e depoimentos sempre foi tão importante.
Assim como trocamos informações e construímos uma relação de confiança e influência no jantar em família o marketing deve ser feito de pessoas para pessoas.
Construir relacionamentos com seus clientes existentes e potenciais sempre foi a chave para vender. Embora você possa construir a reputação de seu negócio por si só, é mais fácil construir a confiança entre uma empresa e um cliente quando há uma ‘rosto’ reconhecível da marca.
Adicionando personalidade à sua presença online
É verdade que nem toda empresa tem tempo, recursos ou uma figura carismática para utilizar em sua estratégia de marketing. Mas as empresas ainda podem se beneficiar de seus esforços de marketing digital adotando uma abordagem mais pessoal para suas interações online, desenvolvendo uma forte voz online para sua marca.
Exemplo: A empresa de smoothies, Innocent, atrai seus clientes-alvo injetando toneladas de personalidade em seu marketing digital. Desde uma campanha para recrutar tricotadores para tricotar chapéus para seus smoothies, até seu estilo bem-humorado e tagarela nas mídias sociais. Dessa maneira, sua personalidade se conecta com seu público e ressoa em um público maior ainda que talvez ainda não sejam seus clientes.
Claro, não é uma receita de bolo que serve para qualquer pessoa. Você precisa encontrar a sua própria receita.
Outros exemplos:
- A PepsiCo lançou uma campanha de marketing business-to-people (B2P) para ajudar os produtores locais durante a pandemia. A campanha oferece recursos, informações e suporte para ajudar a impulsionar as vendas e ajudar os agricultores a obter mais lucro.
- O Burguer King recentemente lançou a campanha Coroa do Seu Jeito, uma homenagem aos cabelos crespos.
O marketing (B2P) é eficaz tanto para empresas quanto para consumidores — tanto que algumas empresas podem não observar mais a distinção B2B/B2C e adotar apenas uma única abordagem B2P.
B2P no lugar do marketing B2B para sua empresa
Novamente, as decisões de negócios podem ser tomadas de forma diferente das decisões de compra individuais, mas ambos os tipos de decisões são feitos por pessoas . Emoção e relacionamento pessoal desempenham um papel nas decisões pessoais e de negócios. Assim, no marketing de pessoa para pessoa é feito o contato pessoal com os tomadores de decisão de uma empresa com o objetivo de entender o que os motiva, quais valores e visões eles têm e quais são as necessidades de seus próprios clientes.
As compras online permitem ao cliente pesquisar a informação que necessita, de acordo com seus critérios, o marketing B2P considera isso ao criar sites, produtos, campanhas… antecipando perguntas que os clientes possam ter sobre produtos e criando opções para os clientes darem feedback específico.
O B2P considera a pergunta “O que o cliente está procurando?”, em vez da velha pergunta B2C, “O que posso fazer para convencer o cliente a comprar?”
Quando tinha almoço em família minha avó fazia o prato favorito de cada um.
Antes da Internet, as comunicações de marketing eram basicamente unidirecionais: a empresa simplesmente anunciava os produtos e serviços que oferecia a clientes em potencial. Hoje, essa comunicação é uma via de mão dupla, com os clientes fazendo ativamente perguntas mais específicas sobre os produtos e serviços de uma empresa.
Elementos Cruciais do Marketing B2P
- Aproveite a mídia social.
- Produza conteúdo contínuo para seu (s) site (s) e redes sociais com assuntos e linguagem relevantes para seu público.
- Crie um canal para sugestões e atividades dos clientes, converse com eles.
- Descubra e responda às perguntas que os clientes têm sobre seus produtos, serviços e site.
Quando você conhece as preferências do seu cliente já é um grande passo entregar isso à ele, mas para você surpreendê-los e encantá-los com o prato favorito no domingo você precisa entender o que motiva os clientes a se comportarem dessa maneira.
Busque insights, não apenas dados para o marketing da sua empresa
Os números não mentem, mas eles só te dão o quê, a antropologia da alimentação e do consumo e a pesquisa qualitativa existem para abordar o porquê por trás das escolhas das pessoas.
A Maria adorava comer abacates, mas tinha parado de comprar no supermercado. Olhando apenas para os padrões nos dados, a equipe da loja pode concluir que ela e outros como ela não gostam mais de abacates ou que os abacates ficaram muito caros. Com essas informações a equipe pode reagir oferecendo descontos nos abacates ou exibindo-os em outra parte da loja.
Mas sua motivação para recusar abacates era mais complicada.
Ela gostava muito de abacate, mas não sabia como escolher um quando estava perfeitamente maduro, ou o abacate amadurece muito rápido e estraga, ou demora muito para amadurecer e ela esquece. Isso foi frustrante para ela e deixou de comprar.
Se a equipe tivesse ido além dos dados poderia organizar e exibir os abacates em três grupos: “maduro”, “maduro em alguns dias” e “maduro em quatro a cinco dias”. Isso poderia ajudar a Maria a comprar abacates novamente.
Pode ser um exemplo fictício ou baseado em fatos reais, isso é transformar insights em ação.
Um almoço de família é investir tempo e interesse nas pessoas.