Primeiramente, hoje iremos falar como que a nutrição e bem-estar pode ajudar para aqueles que praticam o e-sport, jogando jogos de videogame, celular, computador e entre outros.
De acordo com a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE): entendem-se por e-sports, esportes eletrônicos ou ciber esportes as atividades competitivas realizadas através de dispositivos como computadores, consoles e telefones celulares. Portanto, dentro da categoria enquadram-se jogos de modalidades como MOBA, RTS, FPS e outros, e seus competidores são também atletas. Ademais, em junho de 2021, a CBGE criou a Comissão de Psicologia do Esporte, Saúde e Bem Estar, tendo em mente a importância do cuidado da saúde integral desses atletas.
Agora, trazendo para o nosso mundo de nutrição e bem-estar, o que me chamou atenção para escrever sobre o tema foi um artigo recém publicado no Nutrients. Nele tinha o estudo de uma combinação de extrato de Fucoxantina a partir de microalgas com extrato de guaraná para estímulo do sistema nervoso central. Nesse estudo os participantes eram gamers entre 17 e 25 anos.
Assim, a fucoxantina é um carotenoide encontrada em espécies específicas de microalgas como a P.triconurtum (PT). Dessa forma, são atribuídos benefícios nootrópicos e neuroprotetores atrelados aos seus benefícios anti inflamatórios e antioxidantes. Como por exemplo, no caso do extrato de guaraná a principal função é por ser fonte natural de cafeína.
Bebida que ajuda no foco durante o e-sport
Em relação aos benefícios para melhorar a performance durante os jogos, esses gamers precisam de energia para longos períodos de partidas. Assim, melhora o foco e tempo de resposta, sem perder a concentração em tudo o que está acontecendo. Dessa forma, o formato em que esses benefícios serão entregues é fundamental, por isso preferem bebidas rápidas e práticas de consumir.
Nesse sentido, mais do que uma bebida energética, empresas trazem soluções com ingredientes nootrópicos que cuidam também do pós game. Essas bebidas buscam auxiliar a saúde mental e cognitiva desses consumidores. Por exemplo, entre vários já disponíveis no mercado, é o Focusaid que diz “fornecer cafeína natural e nutrição limpa para o seu cérebro e contém nootrópicos para o suporte cognitivo”. Assim, a bebida australiana Focus (nome bem comum na área) se posiciona com: “Quando o brain fog (confusão mental) bate e você precisa de um empurrão, conte comigo!”, formulado somente com ingredientes naturais para melhorar o foco e a performance cognitiva com uma mistura de sucos e ingredientes nootrópicos.”
Em conclusão, sabemos que existem várias outras possibilidades de apresentações de produtos na forma de snacks, doces ou salgados, com combinações infinitas de nutrientes. Entretanto, eu trago aqui apenas uma amostra de novas áreas que surgem acompanhando as tendências de digitalização, como a nutrição no e-sport.
REFERÊNCIAS
- https://www.nutraingredients-usa.com/Article/2023/04/24/Study-explores-effects-of-microalgae-extract-and-guarana-in-esports-players?utm_medium=RSS&utm_source=RSS_Feed
- https://www.mintel.com/consumer-market-news/carbonated-soft-drinks-and-their-brain-boost-potential/
- Confederação Brasileira de Games e Esports – https://cbge.com.br/– https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/04/quem-sao-e-o-que-fazem-os-profissionais-dos-games-e-e-sports-do-brasil/