• Home
A ciência por trás da reinvenção dos alimentos funcionais – espirulina

A ciência por trás da reinvenção dos alimentos funcionais – espirulina

A espirulina é rica em nutrientes, sustentável e ecologicamente correta, com propriedades antioxidantes, imunomoduladoras e anti-inflamatórias. Possui altos valores nutricionais e se destaca por ser uma das mais ricas fontes proteicas. É comercializada principalmente na forma de pó para ser adicionada em vitaminas, smoothies, entre outras preparações

Um pouco mais sobre a espirulina

A espirulina, uma alga verde-azulada, é uma espécie de cianobactéria filamentosa que tem sido usada desde a antiguidade como fonte de proteínas e vitaminas.

Cresce naturalmente em lagos alcalinos e é produzido comercialmente em grandes lagos ao ar livre ou em estufa com condições controladas.

Além de ser fonte de proteína e de vitaminas, também rica em aminoácidos essenciais, minerais, ácidos graxos essenciais e antioxidantes como compostos fenólicos e ficocianinas. Sendo a dose diária recomendada de até 15g ao dia.

Benefícios da espirulina

A espirulina é usada como suplemento alimentar nutracêutico graças ao alto teor de proteínas e vitaminas, embora outros benefícios potenciais à saúde tenham chamado muita atenção.

Pesquisas recentes mostram que a espirulina tem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticâncer, antivirais, antibacterianas, modulação do sistema imunológico, além de efeitos positivos contra hiperlipidemia (colesterol e triglicérides altos), desnutrição, obesidade, diabetes e anemia.

Mecanismo de ação da espirulina

Atualmente, muitos estudos estão focados no potencial antioxidante da espirulina. Ela tem a capacidade de induzir atividades de enzimas antioxidantes, ajudando a eliminar os radicais livres e prevenir danos ao DNA.

Alguns ensaios clínicos mostram que a espirulina previne lesões causadas no músculo por exercício físico, pode estimular a produção de anticorpos e atuar na expressão de  genes que participam da resposta imunológica e anti-inflamatórias.

Além de benefícios funcionais, um alimento sustentável

A espirulina é considerada um dos alimentos do futuro pela Organização Mundial da Saúde pois, além de ser rico em nutrientes, é um alimento sustentável.

As microalgas, incluindo a espirulina, produzem cerca de 60% do oxigênio da Terra. Além disso, precisam de pouco espaço e pouca água para cultivo e não precisam de pesticidas, herbicidas, fungicidas, antibióticos, hormônios, aditivos ou conservantes

Espirulina: mercado e tendência

De acordo com a Credence Research, o mercado de produtos de algas deve atingir US$ 56,5 bilhões em 2027, com uma taxa de crescimento anual de 6% de 2019 a 2027. E, acompanhando este mercado, a espirulina também deve crescer devido a fatores como o aumento da aplicação de espirulina em cosméticos ou a utilização da ficocianina como corante natural azul para alimentos.

É inegável o potencial da espirulina como suplemento proteico e para aplicações terapêuticas. Além de ser um produto ecologicamente correto e sustentável. Este superalimento está presente nas prateleiras de suplementos dos EUA  e vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Com tantos benefícios, a espirulina é um dos superalimentos que a NutriConnection  aposta com tendência para os próximos anos.

Gostaria de saber mais sobre os lançamentos de alimentos funcionais e as tendências para 2021? Acesse o link do Relatório NC Tendências 2021.

Referência:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27259333/

https://www.credenceresearch.com/report/algae-products-market

http://www.fao.org/3/a-az386e.pdf

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *