Pesquisa sensorial no Food Service

Pesquisa sensorial no Food Service

A análise sensorial é uma ferramenta fundamental para quem desenvolve produtos e trabalha no controle de qualidade da indústria de alimentos. 

Há análises com objetivos bem técnicos, mais voltados para ajustes de produto, e que costumam ser realizadas por provadores selecionados e treinados. Mas há análises que têm o objetivo de entender como um produto é percebido por consumidores. Por exemplo, como ele é aceito ou preferido dentre outros produtos similares, se a intensidade de um atributo sensorial está ideal ou se o produto está associado a determinada emoção. Estas análises entregam resultados e insights que elevam o grau de conhecimento da interação do usuário com o produto. Sendo valiosos especialmente para a área de marketing, pois possibilitam discussões e extração de diferenciais competitivos para levar o produto ao mercado com assertividade.

As variáveis da análise sensorial

Atualmente, há metodologias sensoriais com análises estatísticas apropriadas para
avaliar quantitativamente como essas variáveis influenciam as escolhas e o
comportamento do consumidor. É recomendável que um estudo sensorial no food
service seja realizado em contexto real de consumo – dentro do restaurante
(balcão/salão), numa situação de pegar-levar um produto pronto embalado, e até
mesmo no contexto de consumo de uma refeição recebida por delivery. Desta forma,
os resultados poderão trazer insights mais confiáveis e possibilitar discussões mais
refinadas sobre como inovar a experiência como um todo.
Por fim, dentre os inúmeros benefícios que a análise sensorial pode oferecer à
indústria de alimentos, e especialmente ao food service, a cereja do bolo está contida
na arte de harmonizar os principais estímulos dos cinco sentidos numa experiência de
consumo – é este o ponto chave que vai potencializar a geração de prazer, emoções e
memórias positivas do seu produto no coração e na mente das pessoas.

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