Conheça os benefícios dos adaptógenos

Conheça os benefícios dos adaptógenos

Os alimentos podem ajudar a lidar com stress de várias maneiras. 

Eles podem fornecer os nutrientes necessários para manter o corpo em um estado mais tranquilo, além, claro, também podem ajudar a reduzir o níveis de stress por meio de suas propriedades funcionais.

Mas você já imaginou a existência de suplementos naturais que ajudam o corpo a lidar com stress?

Isso já existe sim e está sendo chamado de compostos adaptógenos. Quer saber mais sobre o assunto, aproveite esse conteúdo que separamos no nosso blog.

O que são adaptógenos?

Em uma definição mais básica, imagine as ervas que são usadas para fazer chás. Agora pense em adaptar os compostos bioativos benéficos em composições preparadas e concentradas com essas substâncias.

Mais cientificamente, os adaptógenos são plantas, não tóxicas, que ajudam o corpo a resistir a estressores de todos os tipos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. 

Vale ressaltar que  essas ervas e raízes são usadas há séculos nas tradições de cura chinesa e ayurvédica, por exemplo,  mas estão voltando com tudo e despertando interesse do mercado.

Quais os benefícios dos adaptógenos?

Eles foram inicialmente definidos como substâncias que aumentam o “estado de resistência inespecífica” no estresse (são os primeiros sistemas de defesa utilizados pelo sistema imunológico), uma condição fisiológica que está ligada a vários distúrbios do sistema neuroendócrino-imune. 

Então significa dizer que eles estimulam a resposta de proteção ao estresse do corpo e ajudam seus sistemas a retornarem a um estado equilibrado chamado “homeostase”.

Quando enfrentamos um estressor, seja físico ou mental, nosso corpo passa pelo que é chamado de síndrome de adaptação geral (GAS) .

Nesse sentido, o GAS é uma resposta de três estágios: alarme, resistência e exaustão. Os adaptógenos nos ajudam a permanecer na fase de resistência por mais tempo, por meio de um efeito estimulante que impede a exaustão

Portanto, ao invés de ter aquele “apagão” de energia e disposição em uma tarefa ou evento estressante, a gente atinge um equilíbrio e conseguimos ir mais adiante no que estamos realizando.

Além do mais, quando você está estressado, sua glândula adrenal libera o hormônio cortisol , que então começa a agir para colocar o corpo nesse combate as inflamações correspondentes ao stress.

Por consequência o estresse desencadeia uma cascata de respostas físicas que afetam a função imunológica, nossos hormônios, nosso sistema de função cognitiva e nosso relógio interno, o chamado de ritmo circadiano.

Outros benefícios ligados aos adaptógenos

  • Melhorar a atenção.
  • Equilibrar os níveis hormonais.
  • Combate a fadiga que resulta de estresse físico ou emocional excessivo.
  • Aumenta a resistência física e melhora os níveis de energia.
  • Melhorar a função dos órgãos, como o fígado e as glândulas supra-renais.
  • Melhorar a função dos sistemas do corpo, como o  gastrointestinal.

Os adaptógenos são eficazes?

Embora haja evidências limitadas de estudos médicos para apoiar as alegações de eficácia para cada tipo de adaptógeno, alguns novos estudos estão começando a surgir.

Por exemplo, um estudo sugeriu que os adaptógenos “podem ser considerados como uma nova categoria farmacológica de drogas antifadiga que: induzem atenção e resistência aumentadas em situações de desempenho diminuído causado por fadiga e/ou sensação de fraqueza, reduzem deficiências induzidas por estresse e distúrbios relacionados à função do estresse”. 

Outro trabalho de cientistas foi uma revisão científica que examinou estudos anteriores de adaptógenos (envolvendo especificamente Ashwagandha, Rhodiola e Bacopa) e sugeriu que essas ervas poderiam beneficiar as pessoas durante períodos de estresse crônico. 

Em quais alimentos pode ser encontrado?

Eles são encontrados principalmente em ervas, nas quais  também são as relacionadas às “ervas medicinais”. 

Ashwagandha (Withania somnifera): a erva é um adaptógeno que ajuda a manter a homeostase do corpo durante o estresse. Além disso, também possui efeitos antiinflamatórios, antiartríticos e antineurolgicos. Ademais, também é benéfico para diversas doenças e condições, como hiperlipidemia, diabetes, disfunção sexual feminina, infertilidade masculina, osteoartrite, ansiedade e outros. Essa erva é principalmente encontrada na China, Nepal e Iêmen, além de ser usada por mais de 3.000 anos. 

Rhodiola (Rhodiola rosea): tem sido demonstrado que essa erva protege o sistema nervoso, coração e fígado, produzindo efeitos antimutagênicos e anticancerígenos. Ademais, ele também pode ser benéfica para doenças cardíacas isquêmicas, ansiedade, depressão, desempenho cognitivo, estresse, esgotamento, fadiga crônica, desempenho atlético e entre outros. 

Eleuthero (Eleutherococcus senticosus/ Acanthopanax senticosus): ele também é conhecido como ginseng siberiano, sendo uma erva adaptogênica originária da América do Norte. É visto que, pode ser benéfico para rinite alérgica, edema periférico, hiperlipidemia, dislipidemia, infertilidade masculina, osteoporose, recuperação de AVC, depressão, transtorno bipolar e entre tantos outros benefícios. Eles estão muito relacionados com o aumento da imunidade e fortalecimento do sistema nervoso, além de ter propriedades de melhoria de desempenho e imunoestimulantes.   

Astragalus (Astragalus membranaceus / propinquus): ela é tipicamente preparada com combinação de outras ervas, para tratar condições de diarréia, fadiga, anemia, infecções respiratórias superiores, hepatite, doenças cardíacas e assim por diante. Ela também possui efeitos anti envelhecimento, além de ser usada para fortalecer a senescência imunológica induzida pelo estresse e idade.  

Exemplos de Produtos:

Rasa Koffee

O Rasa Koffee oferece uma alternativa para o café. Dessa forma, ao invés de ter cafeína é adicionado 3.100mg de adaptógenos, fornecendo uma energia calma e nutritiva através de uma mistura de 12 ervas e um pouco de noz. 

Os seus ingredientes são: raiz de chicória, bardana e de dente-de-leão, ginseng siberiano, shatavari,  erva chinesa he shou wu, codonopsis, chaga mycelium, ginseng indiano (ashwagandha), rhodiola, caneleira-verdadeira e extrato de reishi. É visto que, todos os ingredientes citados são adaptógenos, que ajudarão a eliminar o estresse. 




Butterfly- Nut Butter Chocolate Reishi

A nova linha de manteiga de nozes da Butterfly possui uma mistura de castanha de caju, nozes, macadâmia e óleo MCT – Triglicerídeos de cadeia média. Assim, o Chocolate Reishi Nut Butter possui cogumelos reishi, na qual são considerados adaptogênicos. Dessa forma, além de ser um ótimo snack para o seu dia, ele também pode reduzir o estresse, melhorar o sono e estimular o sistema imunológico. 

Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3991026/ 
  2. BOKELMANN, Jean M. Medicinal Herbs in Primary Care: An Evidence-Guided Reference for Healthcare Providers, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-323-84676-9.00026-X. Acesso em: 25/07/2022. 
  3.  https://www.mdpi.com/1424-8247/3/1/188
  4. https://scholarworks.gsu.edu/discovery/vol4/iss1/2/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *