Ingredientes e aditivos evoluíram, mas o que ocorreu?

Ingredientes e aditivos evoluíram, mas o que ocorreu?

Primeiramente, sabemos que a indústria de alimentos, especialmente os ingredientes e aditivos, evoluíram e trouxeram uma maior facilidade aos consumidores.

Sem nenhuma dúvida as grandes evoluções estão presentes em três áreas: Tecnológica, Funcional e Nutricional.

Em primeiro lugar, na Tecnológica o movimento ”clean label”  impulsionou  ingredientes e aditivos que permitem soluções mais simples e mais facilmente aplicáveis para incrementar os aspectos reológicos e sensoriais dos alimentos. Entre muitos, podemos citar enzimas, amidos e estabilizantes que oferecem muito mais opções com aplicações específicas. Na área de preservação dos alimentos, novos conservantes surgem mais eficazes e mais seguros.

Assim como os Alimentos Funcionais, que privilegiam a saúde, recebem redobrada atenção dos consumidores no período pandêmico e continuam em alta. Além disso, as fibras, pré e probióticos se associam em suplementos com as tradicionais vitaminas e minerais.

Se você quer saber mais de alimentos funcionais e nutracêuticos, confira o nosso artigo para tirar todas as dúvidas, AQUI.

Ademais, no campo Nutricional o destaque vai para as novas fontes de proteínas. Com mais ciência e tecnologia, as proteínas ‘plant-based’ ou vegetais geram novidades incríveis oferecendo alternativas de compostos proteicos que vieram para ficar. E vão garantir a segurança alimentar de uma população com mais de 9 bilhões esperada para o ano 2050.

O que se espera do mercado em um futuro breve, de até 5 anos?

Portanto, a indústria de ingredientes e aditivos evoluíram e continuará nesse processo da busca de mais pesquisas e inovação.

O desenvolvimento científico, como já comentado, continuará gerando novas oportunidades permitindo tecnologias de produção inovadoras como é o caso dos “upcycle”, ingredientes que são gerados através do aproveitamento de partes não utilizadas no processamento primário. Muito foco continuará nos nutracêuticos e seus benefícios de saúde. Além de soluções que evitem a perda de alimentos. Sem falar nos aspectos de sustentabilidade especialmente na agroindústria.

Uma longa jornada pela frente!

Este depoimento de Ary Bucione foi elaborado especialmente para a Revista IT Ingredientes & Alimentos – Julho de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *