Entre as tendências globais de consumo, a procedência e a cadeia de produção sustentável podem ser as prioridades dos clientes
A IBM (International Business Machines Corporation) divulgou uma importante
pesquisa desenvolvida em parceria com a National Retail Federation (NRF) sobre
as tendências globais de consumo.
A análise foi extremamente ampla. Foram cerca de 19 mil consumidores
entrevistados em 28 países, incluindo o Brasil, de todos os grupos demográficos e
com idades que variam entre os 18 e os 73 anos.
O objetivo geral era compreender como as decisões de compra estão evoluindo
para ajudar as empresas de bens de consumo a participar com
segurança de um cenário cada vez mais competitivo e de mudança no comércio.
O estudo revela uma informação preciosa para a indústria de alimentos: o propósito
da marca supera o custo e a conveniência para os compradores de hoje.
Produtos sustentáveis e de procedência transparente
A pesquisa mostra que um terço dos consumidores deixará de comprar seus
produtos preferidos se não confiarem mais na marca e um terço já parou de
comprar suas marcas favoritas de longa data em 2019.
Cerca de 70% dos consumidores dizem priorizar os produtos feitos por empresas
sustentáveis, transparentes e que estão alinhadas com seus principais valores. Por
isso, estão dispostos e acabam pagando um valor adicional de 35% do custo inicial
para compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos.
Há disposição, inclusive, de 57% dos entrevistados para mudar hábitos de consumo
para optar por marcas que levam esses pontos a sério, ajudando a reduzir o
impacto ambiental negativo.
Com a imensa variedade e constante proliferação de marcas e produtos que estão à
disposição dos compradores em todos os lugares e a qualquer momento, os valores
da empresa passaram a impactar mais as decisões de compra quando comparados
à critérios como o custo e a conveniência dos produtos.
Hoje, 79% de todos os consumidores afirmam ser importante que as marcas
forneçam autenticidade garantida por meio de certificações. Dentro deste grupo,
71% estão dispostos a pagar um valor adicional, cerca de 37% a mais, para
empresas que ofereçam total transparência em relação ao seu produto.
Mudança drástica de comportamento
Além da busca por produtos alinhados a valores pessoais, o comportamento do
consumidor também mudou ao fazer suas compras. Os bens e produtos
necessários são adquiridos quando e onde for mais conveniente.
As compras são feitas em “micro-momentos” ou ao mesmo tempo em que são
realizadas tarefas domésticas para 7 em cada 10 entrevistados. E, se a compra por
impulso era eventual, agora se tornou regra, principalmente compras feitas em
dispositivos móveis enquanto se está presente em uma loja física.
Como conquistar a confiança desse consumidor com novos hábitos?
Para embarcar na tendência apontada pelo estudo e aumentar os lucros, é preciso
que a empresa esteja aberta para demonstrar sua procedência. As marcas podem
alavancar dados e integrar tecnologia blockchain, também conhecida como
“protocolo da confiança”, como diferenciais que, de fato, dão transparência e
rastreabilidade.
Com as compras em “micro-momentos” ganhando espaço, as marcas têm que
oferecer mais do que serviços convenientes ou rápidos para ganhar a confiança dos
clientes. O diferencial da vez, a transparência, também pode ser conquistado
oferecendo acesso a informações detalhadas como a forma de fabricação dos
produtos, a qualidade dos ingredientes e suas origens em relação à sustentabilidade
e ética.
Ser sustentável é outro fator que faz uma empresa ganhar pontos na visão do
consumidor, mas é importante saber que a redução do impacto ambiental vai além
de ter embalagem reciclável ou de diminuir a emissão de carbono. É preciso
colaborar na construção de uma economia circular e sustentável para gerações
futuras, principalmente na preservação de recursos ao longo de toda a cadeia de
suprimentos.
Por último, é necessário que os varejistas inovem na loja física para fornecer uma
experiência consistente da marca em todos os canais, já que as interações digitais
têm influenciado muito a maneira como os consumidores compram. E, no fim, as
expectativas precisam ser atendidas de forma rápida e integrada.
Para saber ainda sobre essa e outras tendências que impactarão mercado de
alimentos & bebidas em 2021, acesse o relatório completo NC tendências no link.
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