Como diminuir o desperdício de alimentos pela produção?

Como diminuir o desperdício de alimentos pela produção?

Antes de tudo, você sabia que podemos agregar valor na construção da cadeia sustentável de produção de alimentos através da diminuição do desperdício de alimentos?

Um dos aspectos de Sustentabilidade Nutricional está relacionado à diminuição do desperdício de alimentos em toda a cadeia de produção. Nesse sentido, o objetivo 12 do ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da FAO/OMS aborda não somente o consumo, mas também a produção responsável de alimentos.

Buscando mais informações sobre o tema, encontrei um artigo sobre a produção de CLA (ácido linoleico conjugado) e EPA (ácido eicosapentaenoico) a partir da torta de soja – soybean pressed cake (SPC). A torta de soja é um dos subprodutos da extração do óleo de soja que geralmente é utilizado como ração para animais. Este artigo apresenta uma forma de agregar valor a uma ação que auxilia a produção responsável de alimentos.

Assim, através da fermentação do SPC com B.lactis foi avaliada a produção de CLA. O CLA é um ácido graxo encontrado em na gordura da carne e do leite de ovelhas, cabras e corças. Já a EPA, um ácido graxo da série ômega 3 encontrado em peixes de águas frias – por conta de algas específicas de que se alimentam.

De acordo com os autores, há várias razões que os levaram a testar o SPC como fonte de CLA e EPA. Dessa forma, entre elas destaco o aproveitamento de uma matéria-prima de ampla escala de produção. Por exemplo, os subprodutos da soja e a agregação de benefícios nutricionais a estes novos produtos, que podemos considerar como compostos bioativos. Dessa maneira, o CLA e o EPA são utilizados pela indústria de alimentos e de suplementos, devido as suas propriedades funcionais em relação aos benefícios para gerenciamento de gordura visceral e potencial anti-inflamatório, respectivamente.

Acredito bastante nesta visão mais abrangente e conectora para a cadeia de produção de alimentos, buscando alternativas que criam um círculo virtuoso para todos os atores do sistema.

Você teria mais exemplos para compartilhar conosco?

REFERÊNCIAS:

Azari SR, Hojjatoleslamy M, Mousavi ZE, Kiani H and Jalali SMA (2022). Production and Optimization of Conjugated Linoleic and Eicosapentaenoic Acids by Bifidobacterium lactis in Cold-Pressed Soybean Cake. Front. Nutr. 9:916728. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2022.916728/full. Acesso em: 24/03/23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *