Sustentabilidade Nutricional

Vamos falar sobre Sustentabilidade Nutricional?

Hoje em dia muito se fala muito sobre sustentabilidade e a importância de cuidarmos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas para diminuir seu impacto sobre o meio ambiente.

Quando adicionamos o componente da nutrição a essa cadeia uma pergunta surge, como integrar esse aspecto que podemos considerar como fisiológico e focado no ser humano, a ponta final dessa jornada, em todo o processo?

Sustentabilidade + Nutrição

Dessa forma, olhando uma das definições de sustentabilidade nutricional trarei mais contexto ao que começo a falar por aqui:

“Sustentabilidade nutricional não é apenas combinar sustentabilidade com nutrição ou nutrição com sustentabilidade. É buscar maneiras de garantir o acesso a uma nutrição equilibrada a todos os indivíduos; respeitando a capacidade que o ambiente tem para suportar toda a demanda em seus diferentes níveis: pessoais, locais e nações”.

Primeiramente, trata-se de pensar em como o comportamento humano relacionado a nutrição impacta o planeta.

Também, engloba o conceito de “Sustainable diets” – dietas sustentáveis – pensar em como o padrão de alimentação – dieta – de cada individuo está impactando o sistema de produção de alimentos e por fim, o ambiente em que esses alimentos são produzidos.

Trago esse tema para minha coluna, não para levantar qualquer bandeira sobre a maneira ideal ou mais correta de produzir alimentos ou o melhor padrão alimentar / dieta.

O tema vem como uma provocação para ampliar o pensamento sobre como elaborar dietas para os pacientes. Além de trazer a ideia de como pensar no desenvolvimento de alimentos e bebidas para os consumidores. Dessa maneira, estará consciente que estas ações impactam o planeta em que vivemos, não somente agora mas para as futuras gerações.

Além disso, trarei exemplos de tendências de desenvolvimento de produtos sob um olhar holístico. Ademais, também falarei dos ingredientes utilizados, compostos bioativos presentes ou benefícios funcionais oferecidos, você é meu convidado para esta jornada.

O que verá por aqui:

  • A tendência de “Beauty from within” – “Beleza de dentro para fora”, continua forte para a área de inovação de alimentos e tem muita sinergia com cosméticos, trazendo ingredientes amplamente usados por dermatologistas como o ácido hialurônico, o colágeno (no caso de alimentos – hidrolisado), a biotina, o MSM (metil-sulfonil-metano), em alimentos que oferecem benefícios ligados a pele, cabelos e unhas. Desde suplementos alimentares em formato de capsulas a chás, iogurtes, entre outros.
  • E como olhar para a sustentabilidade nutricional nesses produtos? Quais ingredientes foram utilizados, qual a origem deles, como e o processo produtivo, a embalagem e como chega até o consumidor/paciente?

É um exercício de reflexão que convido você a fazer, sem julgamentos neste momento, apenas para ampliar o olhar sobre o alimento que será recomendado ou utilizado.

Referência:

Smetana, S.S., Bornkessel, S., Heinz, V., 2019. A path from sustainable nutrition to nutritional sustainability of complex food systems. Frontiers in Nutrition. 6 (39), 1- 6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *