O perfil do consumidor que se interessa por sustentabilidade e ESG

O perfil do consumidor que se interessa por sustentabilidade e ESG

Eu gosto bastante de buscar insights sobre o comportamento do consumidor e ver como eles pensam sobre o tema de ESG e aplicam no dia a dia. A Euromonitor lançou um white paper muito interessante em julho sobre 8 perfis de consumidores combase em uma pesquisa que fizeram sobre Estilo de Vida em 2023, o link para esse material está abaixo para quem quiser ver todos os tipos e saber mais detalhes.

Com maior foco em sustentabilidade, temos dois perfis de consumidores: os “Minimalist Seekers” (Buscadores Minimalistas) representando 18% da população e mais concentrados na Geração X e Baby Boomers e que escolhem se focar em coisas mais simples; e os “Empowered Activists” (Ativistas Empoderados), que são 11% da população e mais concentrados na Geração Z e nos Millenialse que acreditam que têm o poder de mudar as coisas.

Vimos gerações diferentes que convergem em muitos aspectos, ou no caso deste artigo, em tendências de mercado como Eco Economic – onde buscam produtos que apresentam menor impacto no meio ambiente, através da redução do desperdício, que apresentem eficiência energética, economizando dinheiro e o planeta.

Um aspecto importante para estarmos atentos é também a fase da vida em que esses consumidores se encontram, pois determina a urgência e a energia que investem na busca de produtos que atendam suas necessidades, enquanto os primeiros buscam um estilo de vida mais equilibrado, um terço dos Empowered Activists são da Geração Z, e esses consumidores defendem ativamente suas crenças no impacto  que têm para um mundo melhor.

Através destes perfis, vimos que tendências para alimentos e bebidas como clean label, free from, plant based proteins podem entregar mais valor quando inseridas dentro de um contexto de Sustainable Nutrition.

E você? Quais tipos de dados o consumidor costuma usar para pensar em novos produtos?

Fonte: Euromonitor International. 8 Types of Consumers for Targeted Marketing. Released on 20 July 2023. https://go.euromonitor.com/white-paper-types-of-consumers-for-targeted-marketing.html?utm_source=outbound_prev_downloads&utm_medium=email&utm_campaign=CT_23_07_20_WP_Consumer_Types_2023&utm_content=main_body

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *