Cogumelo Ganoderma lucidum é funcional?

Cogumelo Ganoderma lucidum é funcional?

Primeiramente, há diversos tipos de cogumelo, porém hoje iremos falar do Ganoderma lucidum, ele possui diversas cores com diferentes propriedades usadas como suplementos de saúde em todo o mundo. Os cogumelos são usados como alimentos medicinais há muito tempo na Ásia, na qual atualmente podemos relacionar com os alimentos funcionais.

Cogumelos e seus benefícios

O cogumelo é uma fonte única de metabólitos secundários como os polifenóis, polissacarídeos, aminoácidos, vitaminas, terpenóides e esteróis. Então, eles são muito associados com as atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, anticancerígenas, anti-alérgicas, antimicrobianas, hepatoprotetoras e antivirais. Portanto, esses benefícios atraíram muita atenção para os cogumelos, para entender como eram as suas propriedades funcionais e como os compostos podem ser extraídos e incorporados em alimentos. 

Pode-se dizer que a produção de cogumelos comestíveis totaliza aproximadamente 24 milhões de toneladas. 

Qual o potencial do extrato do cogumelo Ganoderma lucidum?

O cogumelo Ganoderma lucidum é conhecido pelas características terapêuticas por ser um agente quimiopreventivo. Além disso, ele possui diversas funções farmacológicas naturais por seu rico número de compostos ativos que apresentam propriedades terapêuticas. 

É importante pontuar que foi confirmado que G. lucidum exerce inúmeras bioatividades devido os seus metabólitos ativos, como:

  • Polissacarídeos intracelulares;
  • Exopolissacarídeos;
  • Ganoderóis;
  • Ácidos ganodéricos;
  • Proteínas imunomoduladoras;  
  • Nucleotídeos;
  • Polifenóis;
  • Alcalóides;
  • Nucleosídeos;
  • Aminoácidos;
  • Esteróides;

Ademais, esse cogumelo também possui algumas classes químicas significativas que exercem características nutricionais, como os carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais, aminoácidos e enzimas. 

As bioatividades dos principais componentes ativos de G. lucidum está descrito na imagem abaixo:

Os constituintes nutricionais e microquímicos do G. lucidum, são:

  • Água= 90%
  • Carboidratos= 3 a 28%
  • Fibras= 3 a 32%
  • Cinzas= 8 a 10%
  • Gordura= 2 a 8%
  • Proteínas e minerais= 10 a 40%

Além dos seus ricos constituintes bioativos, o G. lucidum é sugerido em vários estudos como alto potencial de ser usado ou adicionado na criação de produtos alimentícios por obter atividades biológicas aprimoradas. 

Efeito do cogumelo em alguns produtos

Os produtos com G. lucidum estão em sua maioria no formato de suplementos dietéticos, porém também podem ser encontrados em produtos lácteos. Em diversos estudos é mostrado que o extrato de G. lucidum adicionado a esses produtos pode melhorar suas propriedades funcionais, atividade antioxidante, cor e valor nutricional. 

Como o cogumelo Ganoderma lucidum possui funções prebióticas e probióticas?

O G. lucidum é um prebiótico importante para aumentar a flora intestinal devido aos seus componentes citados anteriormente. Dessa maneira, com a presença dos polissacarídeos esse tipo de cogumelo possui a atividade prebiótica, atuando como fibras. 

Segundo um estudo realizado em 2021, através de uma intervenção em camundongos com dieta rica em gordura foi visto que houve uma queda substancial no peso corporal, inflamação e resistência à insulina. Observou-se também a eubiose do intestino por manter a integridade intestinal. 

Em outro estudo recente, foi mostrado que os extratos de G. lucidum foram fermentados com Bifidobacterium breve e Lactobacillus acidophilus, na qual foi um efeito da fermentação prebiótica em camundongos. Ademais, o extrato fermentado resultou em uma melhora significativa da disbiose da microbiota intestinal e na imunidade. 

Atividades do G. lucidum na apoptose, atuofagia e terapia do câncer

O cogumelo G. lucidum tem sido usado como medicamento preventivo e alimento funcional na Ásia e países ocidentais como suplemento dietético. Ele é uma fonte comprovada de extratos e compostos com potencial para estimular as atividades antitumorais, principalmente através da apoptose (morte celular programada). 

Em estudos foi demonstrado que G. lucidum inibiu a proliferação de células de câncer de mama humano. Isso ocorreu devido a regulação negativa da sinalização de ER e NF-kB, assim inibiu a proliferação de células cancerígenas dependentes de estrogênio. 

Conclusão

Através da pesquisa analisada, foi observado que o extrato de G. lucidum tem um grande potencial nos produtos com alegação funcional, como laticínios, vinhos, bebidas, panificação, carnes e entre outros. Isso ocorre por ele estimular suas características de textura, nutricionais e sensoriais. Além do mais, por ter a presença de moléculas ativas na classe de terpenos, fenóis, polissacarídeos e outros bioativos, essa classe de cogumelo está mais associada com os benefícios que traz para a saúde humana. A adição de extrato de G. lucidum pode melhorar as propriedades organolépticas e nutricionais de novos produtos alimentícios, como por exemplo eles exibem ricas propriedades prebióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

No entanto, mesmo com diversos estudos, ainda é necessário aprofundar os conhecimentos em cada área de uso do G. lucidum, para entender melhor a eficácia terapêutica, segurança e aplicação desses compostos ativos.

REFERÊNCIAS

Mohammed Sharif Swallah,et al. Potentialities of Ganoderma lucidum extracts as functional ingredients in food formulation. Food Research International, Volume 172, 2023, 113161, ISSN 0963-9969. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2023.113161. Acesso em: 24/07/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *