Primeiramente , iremos abordar como que os claims ESG estão vinculados com as recomendações de profissionais de saúde.
Para começar, em fevereiro deste ano a McKinsey publicou um artigo feito em parceria com a NielsenIQ – “Consumers care about sustainability—and back it up with their wallets”. Visto isso, eu recomendo a leitura. Eu tenho certeza de que diferentes insights surgirão, principalmente por nossa natureza em interpretar as informações de acordo com nosso conteúdo interno… e muito obrigada por essa diversidade!!!
Para saber mais de ESG e sustentabilidade, venha ver os nossos outros artigos AQUI.
Claims relacionados a ESG
O estudo base do artigo foi feito nos Estados Unidos, dai alguns podem comentar que não vale para Brasil e assim por diante. Mas voltando ao meu objetivo aqui: estou extrapolando a informação dada usando meu background de nutricionista, estudante de proteção ambiental e participante da indústria no Brasil e no mundo. Então, para este estudo, chegara a seis tipos de claims relacionados a ESG (Environment/Ambiente, Social e Governança):
- animal welfare | bem-estar animal (“cage free,” “cruelty free,” “not tested on animals”)
- environmental sustainability | sustentabilidade ambiental (“compostable,” “eco-friendly”)
- organic positioning | posicionamento orgânico (indicação de certificação orgânica)
- plant based (“plant based,” “vegan”)
- social responsibility | responsabilidade social (“fair wage,” “ethical”)
- sustainable packaging | embalagem sustentável (“plastic free,” “biodegradable”)
Nesse sentido, em um período de 5 anos (junho de 2017 a 2022) foi comparado o crescimento em vendas de marcas com e sem claims ESG das categorias: alimentos, bebidas, produtos para casa e cuidados pessoais. Dessa forma, eles perceberam que os consumidores estão mudando seus hábitos de compras em direção a produtos com um ou mais claims, representando 56% do crescimento total no período.
O que me chamou a atenção foi que o crescimento é diferente entre as categorias. Oberva-se que 11 de 15 produtos em alimentos tiveram crescimento maior. Entretanto, apenas 2 dos 11 produtos em bebidas se comportaram dessa maneira. Analisando os produtos que tiveram menor crescimento, o que me atentei foi o “ Diet & Nutrition” e com efeito reverso (maior crescimento em produtos sem claim ESG) para “Baby Food” e “Infant Formula”.
Portanto, a resposta aos claims ESG está em produtos potencialmente relacionados a recomendações de profissionais de saúde ou atrelados a condições fisiológicas específicas. Nas quais essas condições fisiológicas são: estágio de vida, “dieta”, doença gerenciada/tratada com alimentação, etc. Então, pode nos mostrar um caminho em que o alinhamento entre a entrega do produto como um todo – nutricionalmente, ambientalmente, socialmente – e a comunicação com o profissional de saúde necessita ser feito de maneira clara.
Você já parou para pensar sobre isso? Comente comigo.
Referência:
– McKInsey & Company. Consumers care about sustainability—and back it up with their wallets. February 2023. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/consumers-care-about-sustainability-and-back-it-up-with-their-wallets?cid=other-eml-dre-mip-mck&hlkid=223cb90ca1494c428d8297d14af545de&hctky=13618561&hdpid=e95df392-621c-436d-ae19-7b546dffbcb9#/